Irã anuncia que a Agência Nacional de Energia Atômica da ONU realizará uma visita ao país nas próximas duas semanas
Agência Internacional de Energia Atômica manifesta preocupação com o estoque de urânio enriquecido mantido em Teerã após o confronto com Israel.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), órgão de fiscalização nuclear da ONU, realizará uma visita ao Irã nas próximas duas semanas, informou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Esmaeil Baghaei, nesta segunda-feira (28), poucos dias após o diretor do órgão afirmar que Teerã estava pronta para retomar as negociações técnicas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Baghaei acrescentou que um manual sobre o futuro da cooperação do Irã com a AIEA será apresentado, com base em um projeto de lei parlamentar recente que restringe tal cooperação.
A lei vigente determina que qualquer futura inspeção das instalações nucleares do Irã pela Agência Internacional de Energia Atômica requer a aprovação do Conselho Supremo de Segurança Nacional de Teerã.
Leia também:

Hamas afirma que não há lógica em prosseguir com as negociações de um cessar-fogo

Trump afirma que o Irã seria “estúpido” se retornasse a enriquecer urânio

EUA envia representantes para mediar cessar-fogo entre Tailândia e Camboja
A agência declarou que deverá ser autorizada a retomar as inspeções após os ataques aéreos de Israel e dos Estados Unidos no mês passado, que tinham como objetivo destruir o programa nuclear do Irã e evitar que o país construísse uma arma nuclear. Teerã sempre negou buscar armas nucleares e afirma que seu programa é estritamente pacífico.
O organismo de vigilância nuclear da ONU está particularmente preocupado com o paradeiro dos estoques iranianos de cerca de 400 kg de urânio altamente enriquecido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ministro Baghaei reiterou a posição do Irã de que retomaria as negociações indiretas com os Estados Unidos se o interesse nacional iraniano assim o justificasse, mas declarou que, no momento, não existem planos para uma sexta rodada de diálogos nucleares com Washington.
Irã e EUA conduziram cinco rodadas de negociações mediadas por Omã, que foram interrompidas devido ao conflito de 12 dias entre Irã e Israel no mês passado.
As negociações apresentaram significativos pontos de discordância, incluindo o pedido de Washington para que Teerã interrompesse seu enriquecimento doméstico de urânio.
Bahaei declarou, na segunda-feira, que, em virtude de seu status como membro do Tratado de Não Proliferação Nuclear, o Irã deveria ter a autorização para enriquecer urânio.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)