Embaixador na ONU afirma que a proporcionalidade da resposta será definida pelas forças militares.
O embaixador do Irã na ONU, Amir-Saeid Iravani, afirmou que os Estados Unidos comprometeram sua própria segurança para proteger o primeiro-ministro de Israel , Benjamin Netanyahu. Ele declarou que o país persa enfrentou uma agressão evidente e que a proporcionalidade da resposta será determinada pelas forças militares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Irã solicitou uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU. O encontro ocorreu no domingo (22.jun.2025). Os Estados Unidos atacaram na sexta-feira (21.jun) três instalações nucleares iranianas.
O ataque dos Estados Unidos visou as usinas nucleares de Natanz, Isfahan e Fordow, sendo esta última a mais relevante para o Irã.
O embaixador iraniano também agradeceu às nações que apoiaram o país persa e que escolheram “ficar do lado certo da história”.
Agradecemos a todos os que optaram por defender o meu país e que condenaram veementemente o ato de agressão dos Estados Unidos”, afirmou. Declarou que se trata de mais um ato impuro que fica registrado na trajetória política do país norte-americano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mais cedo, representantes da China e da Rússia condenaram os Estados Unidos.
Após a fala do representante do Irã, o embaixador de Israel na ONU, Danny Danon, expressou gratidão aos Estados Unidos pelos ataques e afirmou que todos os países deveriam agradecer ao país norte-americano por evitar a ameaça à segurança global.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.