Ipespe: Relação Trump-candidato em 2026 é prejudicial para 57% dos brasileiros
Pesquisa Pulso Brasil apura comportamento de 2,5 mil brasileiros entre 19 e 22 de setembro, com margem de erro de 2%
Aprovação de Trump Prejudica Candidatos Brasileiros em 2026
De acordo com uma pesquisa recente da Pulso Brasil, realizada pelo Ipespe entre 19 e 22 de setembro, 57% dos brasileiros acreditam que o apoio ou proximidade com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tende a ser prejudicial para candidatos à Presidência da República nas eleições de 2026. Esta avaliação representa um aumento em relação a uma pesquisa anterior do Ipespe em julho, quando 53% dos entrevistados já consideravam a relação com Trump como prejudicial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Resultados da Pesquisa
Os dados revelam um cenário interessante. 29% dos brasileiros acreditam que a influência de Trump pode ser benéfica para um candidato, enquanto 14% não expressaram uma opinião ou não responderam à pergunta. A pesquisa demonstra uma clara divisão ideológica, com 90% dos eleitores de esquerda avaliando a relação com Trump como prejudicial, e 60% da direita considerando-a benéfica.
Avaliação do Governo Trump
Além da relação com candidatos, a pesquisa também mediu a avaliação dos brasileiros sobre o segundo mandato de Donald Trump. 61% dos entrevistados desaprovam o governo Trump, enquanto 30% o aprovam. Essa avaliação reflete uma percepção crítica em relação às políticas e ações do ex-presidente americano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Reação do Governo Brasileiro às Sanções
A pesquisa também investigou a opinião dos brasileiros sobre a resposta do governo federal brasileiro às tarifas e sanções impostas pelo governo americano contra o Brasil. 53% dos entrevistados aprovam o trabalho realizado pelo governo Lula nesse contexto, enquanto 41% o desaprovam. 6% não souberam ou não responderam à pergunta.
Metodologia da Pesquisa
A pesquisa Ipespe foi conduzida com 2.500 brasileiros com 16 anos ou mais, abrangendo todas as regiões do país. O método utilizado foi híbrido, combinando entrevistas telefônicas e questionários online. O nível de confiança da pesquisa é de 95,45%.
Leia também:
DPU pede supervisão de perícias após megaoperação que deixou mais de 120 mortos no Rio de Janeiro
Cláudio Castro anuncia consórcio de segurança pública com outros governadores do Brasil
Edson Fachin se pronuncia sobre megaoperação no Rio de Janeiro e classifica como tragédia
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.












