Ipespe: Relação Trump-candidato em 2026 é prejudicial para 57% dos brasileiros
Pesquisa Pulso Brasil apura comportamento de 2,5 mil brasileiros entre 19 e 22 de setembro, com margem de erro de 2%
Aprovação de Trump Prejudica Candidatos Brasileiros em 2026
De acordo com uma pesquisa recente da Pulso Brasil, realizada pelo Ipespe entre 19 e 22 de setembro, 57% dos brasileiros acreditam que o apoio ou proximidade com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tende a ser prejudicial para candidatos à Presidência da República nas eleições de 2026. Esta avaliação representa um aumento em relação a uma pesquisa anterior do Ipespe em julho, quando 53% dos entrevistados já consideravam a relação com Trump como prejudicial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Resultados da Pesquisa
Os dados revelam um cenário interessante. 29% dos brasileiros acreditam que a influência de Trump pode ser benéfica para um candidato, enquanto 14% não expressaram uma opinião ou não responderam à pergunta. A pesquisa demonstra uma clara divisão ideológica, com 90% dos eleitores de esquerda avaliando a relação com Trump como prejudicial, e 60% da direita considerando-a benéfica.
Avaliação do Governo Trump
Além da relação com candidatos, a pesquisa também mediu a avaliação dos brasileiros sobre o segundo mandato de Donald Trump. 61% dos entrevistados desaprovam o governo Trump, enquanto 30% o aprovam. Essa avaliação reflete uma percepção crítica em relação às políticas e ações do ex-presidente americano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Reação do Governo Brasileiro às Sanções
A pesquisa também investigou a opinião dos brasileiros sobre a resposta do governo federal brasileiro às tarifas e sanções impostas pelo governo americano contra o Brasil. 53% dos entrevistados aprovam o trabalho realizado pelo governo Lula nesse contexto, enquanto 41% o desaprovam. 6% não souberam ou não responderam à pergunta.
Metodologia da Pesquisa
A pesquisa Ipespe foi conduzida com 2.500 brasileiros com 16 anos ou mais, abrangendo todas as regiões do país. O método utilizado foi híbrido, combinando entrevistas telefônicas e questionários online. O nível de confiança da pesquisa é de 95,45%.
Leia também:
Debate: Carlos Jordy e Tarcísio Motta discutem eficiência de megaoperações no Rio de Janeiro
Câmara dos Deputados aprova projeto sobre bens e imóveis com medidas fiscais do governo
Renan Filho anuncia mudanças na emissão da CNH e elimina obrigatoriedade das autoescolas em 2025
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.












