IPCA acelera em novembro de 2025: inflação sobe 0,18% e impacta gastos! Dados divulgados pelo IBGE mostram alta em Despesas Pessoais e Habitação.
A inflação no Brasil apresentou um movimento de aceleração em novembro de 2025, registrando um aumento de 0,18% em comparação com os 0,09% observados em outubro. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou esses dados nesta quarta-feira (10 de dezembro de 2025).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O resultado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou abaixo das expectativas dos analistas financeiros, que estimavam uma variação mensal de 0,2%.
Em termos mensais, o IPCA de novembro aumentou em 0,09 ponto percentual (p.p.). Já no acumulado de 12 meses, a inflação cedeu um pouco, passando de 4,68% para 4,46%. Esse desempenho anualizado representa uma redução de 0,22 pontos percentuais em relação à variação de 0,39% registrada em novembro de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nos últimos 12 meses, cinco dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados apresentaram variações positivas. As maiores altas foram observadas em Despesas Pessoais (0,77%) e Habitação (0,52%), impactando o índice em 0,08 p.p. cada. Vestuário, Transportes e Educação também registraram aumentos, embora em patamares menores.
Os grupos com variações negativas foram Artigos de Residência (-1,00%), Comunicação (-0,20%), Saúde e Cuidados Pessoais (-0,04%) e Alimentação e Bebidas (-0,01%).
Dentro do grupo de Despesas Pessoais, a variação de 0,77% foi impulsionada principalmente pelo subitem hospedagem, que apresentou um aumento de 4,09%, com impacto de 0,03 p.p. no índice. Em Belém, que sediou a COP 30 em novembro, a variação do subitem registrou um aumento expressivo de 178,93%.
O setor de Habitação também teve um impacto significativo, com a energia elétrica residencial sendo o principal fator. Reajustes nas tarifas em cidades como Goiânia, Brasília, São Paulo e Porto Alegre contribuíram para o aumento da variação, com impactos que chegaram a 21,95% em uma das concessionárias de Porto Alegre.
Autor(a):
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.