Inverno com temperaturas elevadas: SP deve atingir máximas de até 40°C
A duração do evento pode variar entre 3 e 5 dias; as temperaturas devem aumentar em aproximadamente 5°C em relação ao normal para a semana seguinte.

O terceiro período de calor do ano também deve atingir o estado de São Paulo a partir da próxima quarta-feira (20). A Defesa Civil do estado indica que o período de calor atípico para o inverno poderá durar de 3 a 5 dias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Defesa Civil emitiu alerta para calor acima da média e baixa umidade do ar, afirmando que o fenômeno se caracteriza por tempo seco e quente, com temperaturas elevadas comparáveis às do verão.
A perturbação atmosférica que se desenvolve sobre o interior do país irá alterar o regime de ventos, substituindo o ar gelado proveniente do Sul por massas de ar quentes do Norte e Nordeste.
Leia também:

Decisão judicial mantém o afastamento do Amazonas e esposa da Justiça

Mulher é detida sem roupa em praia de SP após admitir o assassinato do pai

Motorista pode ser preso após morte em SP se houver excesso de legítima defesa
As projeções indicam que, nesse período, as temperaturas podem atingir valores máximos de 33°C em Bauru e 37°C em São José do Rio Preto, ambas localizadas no interior de São Paulo. Já na capital, o pico pode chegar a 29°C, temperatura aproximadamente 5°C acima da média.
Aumento do risco de incêndios florestais.
A Defesa Civil declarou que as previsões de tempo seco, a baixa umidade e o calor acima da média elevam significativamente o risco de incêndios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, os incêndios podem se propagar rapidamente, o que pode causar prejuízos ambientais e danos à saúde da população. “É fundamental evitar o uso do fogo para limpeza de terrenos, queimar lixo ou descartar bitucas de cigarro à margens de rodovias”, alertou a defesa.
Veranico no Brasil
Um período de calor atípico no inverno deverá iniciar na próxima quarta-feira, elevando as temperaturas no Centro-Oeste, principalmente em Mato Grosso e em parte de Goiás, com máximas podendo atingir entre 38°C e 40°C.
Nas regiões norte e noroeste do Paraná, as temperaturas devem variar entre 33°C e 35°C. No Rio de Janeiro, espera-se que os termômetros alcancem valores superiores a 30°C.
Regiões que vão do norte de Santa Catarina ao centro-norte de Mato Grosso e Rondônia também sentirão aquecimento, mas em menor intensidade, com até 3°C a 5°C acima da média.
A umidade reduzida, já abaixo do ideal, deverá piorar sem a ocorrência de chuvas, elevando o risco de enfermidades respiratórias.
Apesar do calor intenso, a previsão aponta que ele será temporário: uma nova massa de ar polar está prevista para a mudança de agosto para setembro, reduzindo novamente as temperaturas.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)