Inundações na fronteira entre Nepal e China causam 8 mortes; diversos desaparecidos
A Ponte da Amizade, que conectava os países, foi completamente destruída; diversas pessoas, em torno de 30, estão sendo procuradas.

Mínimo de oito mortos e mais de duas dezenas desaparecidos foram registrados após as inundações no Rio Bhote Koshi, que destruíram a ponte denominada “Ponte da Amizade” que conecta a China ao Nepal, de acordo com informações divulgadas pelas autoridades nesta terça-feira (8).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ausência de chuvas intensas na área próxima ao rio nas últimas 24 horas pode ter causado a enchente, segundo especialistas em previsão do tempo, que apontam para o transbordamento de um lago glacial no Tibete, onde ocorreram chuvas torrenciais.
A polícia recuperou oito corpos, sem identificação até o momento, informou o porta-voz da Polícia do Nepal, Binod Ghimire, à agência de notícias Reuters.
Leia também:

Homem é morto a tiros por parentes em conflito em Guarulhos; enteada também foi atingida

Preços de cesta básica caem em 11 capitais no mês de junho

A redução do orçamento da ANA agrava a prevenção de desastres, afirma a diretora
De acordo com Ghimire, 57 indivíduos foram salvos. As operações de busca e salvamento seguem em andamento, relatou o porta-voz do Exército Nepalês, Raja Ram Basnet.
Pelo menos 20 pessoas estão desaparecidas no Nepal, e a agência de notícias oficial chinesa Xinhua informou que 11 pessoas também estão desaparecidas no lado chinês da região montanhosa da fronteira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O comércio entre o Nepal e a China foi interrompido em razão da destruição da ponte, informaram as autoridades.
Na Nepal, estão entre os desaparecidos seis trabalhadores chineses e três policiais, informou a Autoridade Nacional de Redução e Gestão de Riscos de Desastres (NDRRMA) no X.
Os cidadãos chineses desaparecidos trabalhavam no Armazém de Contêineres do Interior, que está sendo construído com apoio chinês, localizado a cerca de 80 km ao norte da capital, Katmandu, informou Arjun Paudel, alto funcionário administrativo do distrito de Rasuwa.
O rio também arrastou alguns contêineres com mercadorias importadas da China. Houve uma grande perda de bens e estamos coletando detalhes, afirmou ele à Reuters.
A China tem incrementado seus investimentos no Nepal nas áreas de estradas, usinas de energia e hospitais.
Chuvas intensas atingem a China.
A Ásia tem sofrido com chuvas intensas e enchentes repentinas nos últimos dias, causando grande destruição, e antecipa-se uma tempestade tropical nesta semana.
O departamento de previsão do tempo do Nepal está colaborando com a Sentinel Asia – uma iniciativa internacional que emprega tecnologia espacial para auxiliar na gestão de desastres na região da Ásia-Pacífico – na investigação das causas das inundações.
No Paquistão, pelo menos 79 pessoas, incluindo 38 crianças, faleceram em decorrência de inundações e acidentes relacionados às chuvas, abrangendo deslizamentos de terra e desabamentos de residências, desde 26 de junho, conforme comunicou a Autoridade Nacional de Gestão de Desastres na terça-feira.
O órgão emitiu novos alertas sobre inundações repentinas e transbordamentos de lagos glaciais nas províncias de Gilgit-Baltistan e Khyber Pakhtunkhwa, no norte e noroeste, devido a “um aumento significativo nas temperaturas e um sistema climático iminente”.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ricardo Tavares
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.