Inundações na fronteira entre China e Nepal resultam em quase 30 pessoas desaparecidas
A Ponte da Amizade, que ligava os dois países, foi destruída pelas inundações.

Cerca de 30 indivíduos sumiram após fortes chuvas na região do Tibete, China, que provocaram uma inundação no rio Bhote Koshi, destruindo a ponte denominada “Ponte da Amizade” que conecta a China ao Nepal, segundo informações divulgadas pelas autoridades na terça-feira (8).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Especialistas em previsão do tempo indicaram que a enchente pode ter sido causada pelo rompimento de um lago glacial no Tibete, considerando que não houve chuvas intensas na região de captação do rio nas últimas 24 horas.
Pelo menos 18 pessoas estão desaparecidas no Nepal, enquanto a agência de notícias oficial chinesa Xinhua informou que 11 pessoas estão desaparecidas no lado chinês da região montanhosa da fronteira.
Leia também:

Djokovic comemora título em Wimbledon com coreografia com seus filhos

O Tribunal Penal Internacional decreta prisões contra chefes do Talibã

A Xiaomi apresenta seu segundo veículo elétrico e o diretor-executivo provoca a Apple
Na sequência de um desastre natural, a Autoridade Nacional de Redução e Gestão de Riscos de Desastres (NDRRMA) informou, através do canal X, que o número de desaparecidos no Nepal inclui seis trabalhadores chineses e três policiais.
De acordo com o órgão, oito veículos elétricos também foram levados pela água e uma pequena usina hidrelétrica foi danificada pela enchente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O comércio entre o Nepal e a China foi interrompido em razão da destruição da ponte, informaram as autoridades.
Os cidadãos chineses desaparecidos trabalhavam no Depósito de Contêineres do Interior, que está sendo construído com assistência chinesa, próximo a Catmandu, informou Arjun Paudel, alto funcionário administrativo do distrito de Rasuwa.
O rio também arrastou alguns contêineres com mercadorias importadas da China. Houve uma grande perda de bens e estamos coletando detalhes, afirmou ele à agência de notícias Reuters.
O exército nepálês resgatou 11 pessoas e as operações de busca e salvamento seguem em andamento, informou o porta-voz Raja Ram Basnet.
A China tem incrementado seus investimentos no Nepal nas áreas de estradas, usinas de energia e hospitais.
Chuvas intensas provocam destruição na China.
A Ásia tem sofrido com chuvas intensas e enchentes repentinas nas últimas semanas, causando grande destruição, e agora se prepara para uma tempestade tropical.
O departamento de previsão do tempo do Nepal colabora com a Sentinel Asia – uma iniciativa internacional que emprega tecnologia espacial para auxiliar na gestão de desastres na região da Ásia-Pacífico – na investigação das causas das inundações.
Solicitamos uma Observação de Emergência ao Sentinel Asia para obter dados de satélite e determinar as causas da inundação e seu impacto.
No Paquistão, pelo menos 79 pessoas, entre elas 38 crianças, faleceram em decorrência de inundações e incidentes relacionados às chuvas, incluindo deslizamentos de terra e desabamentos de residências, desde 26 de junho, conforme comunicou a Autoridade Nacional de Gestão de Desastres (NDMA) na terça-feira (8).
O NDMA divulgou novos avisos sobre enchentes repentinas e rompimentos de lagos glaciais nas províncias de Gilgit-Baltistan e Khyber Pakhtunkhwa, no norte e noroeste do país, devido a “um aumento expressivo nas temperaturas e… um sistema climático iminente”.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.