Intérpretes de sambas-enredo são reconhecidos como patrimônio imaterial no Rio
Aprovada pela governadora Cláudio Castro, a legislação ressalta a relevância desses artistas e a salvaguarda da história.

Os intérpretes de sambas-enredo são os mais recentes patrimônios imateriais do estado do Rio de Janeiro, em virtude da Lei 10.914/2025, que ressalta a relevância desses artistas e da conservação da história, da cultura, dos sambas e do carnaval carioca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O cantor Jamelão, que faleceu aos 95 anos em junho de 2008, elevava o público ao cantar os sambas da Estação Primeira de Mangueira, entre diversos intérpretes que influenciaram a história das escolas de samba do Rio.
Até este ano, o também cantor e compositor Neguinho da Beija-Flor, sempre à frente da azul e branco de Nilópolis, da Baixada Fluminense, contribuiu para a escola conquistar campeonatos no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. No carnaval de 2025 anunciou que estava se despedindo da função e que não mais daria o seu conhecido grito no esquenta da escola. “Olha a Beija-Flor aí gente, chora cavaco”.
Leia também:

Carolina Dieckmann demonstra reação ao ver obra de Preta Gil

Gabriel Medina e ex-noiva de Zé Felipe compartilham foto juntos; confira

Quem é Rosaline Rotwood, a personagem interpretada por Lady Gaga em “Wandinha”?
Além disso, se destacaram na Passarela do Samba os cantores Dominguinhos do Estácio, Paulinho Mocidade e Quinho do Salgueiro. Entre as mulheres, destaque para a cantora e compositora Dona Ivone Lara, do Império Serrano, que foi a primeira a assinar um samba-enredo na história do carnaval do Rio.
Para o governador Cláudio Castro, a sanção da lei representa o reconhecimento da visão já existente de que os intérpretes das escolas de samba são patrimônio do carnaval do Rio de Janeiro. “É um reconhecimento e uma homenagem mais do que justa aos artistas que contribuem para a nossa cultura e abrilhantam os desfiles das agremiações. Todos merecem nossos aplausos”, completou, em nota do governo estadual.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Samba-enredo da Imperatriz Leopoldinense abordará a trajetória de Ney Matogrosso.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)