Estudo utilizou rodovias do Paraná como base; áreas em perímetro urbano representam os pontos mais críticos.
Pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná detectaram padrões disfarçados que podem estar associados à ocorrência e à severidade de acidentes em rodovias.
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O grupo utilizou técnicas de mineração de dados e inteligência artificial, analisando dois conjuntos de informações fornecidos pelo DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná): um referente ao período de 2004 a 2013 e outro de 2019 a 2024. Os modelos criados obtiveram altos índices de acerto na identificação de padrões: acima de 94% para o primeiro período e entre 86% e 89% para o segundo.
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A presença de perímetro urbano esteve associada a um aumento de 90% na ocorrência de acidentes. Outros fatores que contribuíram de forma significativa para a frequência dos acidentes incluem:
Quanto à gravidade dos acidentes, a análise revelou correlação com:
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Os pesquisadores relataram a utilização de quatro métodos de análise de dados, notadamente o software CBA (Classification Based on Associations), que permitiu a criação de regras de classificação para prever fatalidades a partir de variáveis como tipo de via, iluminação, velocidade, clima e presença de áreas urbanas.
Através de dados de ocorrências de acidentes, cientistas desenvolveram um algoritmo que analisa fatores como o perfil dos usuários, as características da via, as condições ambientais e os modos de transporte, permitindo identificar as causas relacionadas.
Os pesquisadores visam contribuir para a alteração desse cenário, evidenciando a relevância de ações de mitigação, como a criação de vias de desvio, passagens subterrâneas, radares, lombadas eletrônicas, sinalização vertical e semáforos, a fim de diminuir a gravidade dos acidentes.
A metodologia desenvolvida possibilita identificar padrões recorrentes por meio de regras de associação que evidenciam as causas ou fatores relacionados aos acidentes. Com essas informações, o poder público consegue tomar decisões para mitigar as ocorrências, como, por exemplo, melhorar a sinalização, reduzir o limite de velocidade no trecho ou aprimorar as condições de drenagem, explicou um dos responsáveis pela pesquisa, o doutorando e pesquisador do PPGTU da PUCPR Gabriel Troyan Rodrigues.
A Organização Mundial da Saúde estima que mais de 3.500 pessoas falecem diariamente devido a acidentes de trânsito em nível global, correspondendo a aproximadamente 1,3 milhão de mortes anualmente.
Em 2024, no Brasil, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) registrou a morte de mais de 6.000 pessoas em acidentes nas rodovias federais.
A abordagem que emprega IA possibilita antecipar riscos com maior exatidão e direcionar ações de maneira estratégica, conforme afirma Fabio Teodoro de Souza.
Acreditamos que a análise de dados aplicada à segurança virtual possui um grande potencial para sustentar a criação de políticas públicas mais eficientes, utilizando evidências sólidas.
Com informações da Agência Brasil.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.