A Intel apresentou nesta semana três novos modelos de processadores de entrada, utilizando o Core Ultra 5 235. Esses chips fazem parte da linha Arrow Lake e oferecem alternativas econômicas para computadores desktop, notebooks e mini PCs.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os novos componentes são o Intel Core Ultra 5 235A e o Core Ultra 5 235TA para computadores desktop e o Core Ultra 235UA como opção móvel. O Core Ultra 5 235A e o 235TA são, na realidade, bastante semelhantes.
Os dois processadores apresentam 14 núcleos, na mesma configuração de 6 para desempenho e 8 para eficiência, totalizando 14 threads. Ambos os modelos também oferecem clock turbo até 5GHz. A distinção entre eles reside em operações mais elementares.
LEIA TAMBÉM!
O Core Ultra 5 235A funciona com frequência base de 4,4GHz, com um TDP de 65W. Já o Core Ultra 5 235TA é projetado para economia de energia, operando em 3,4GHz no clock base, que reduz seu TDP para 35W.
O Intel Core Ultra 5 235UA trilha uma abordagem diferente.
O Core Ultra 5 235UA não é apenas uma versão do processador com redesign para notebooks. Ele segue uma construção completamente distinta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inicialmente, existem 12 núcleos em vez de 14. Apenas dois são direcionados para performance e mantêm 8 para eficiência, com outros dois do tipo LP, de baixíssima consumação. Nesta configuração, ele utiliza um TDP de apenas 15W, podendo chegar até 57W para um turbo no clock da CPU.
As disparidades se estendem até a litografia dos processadores. Os modelos 235A e 235TA são produzidos pelo processo N3B da TSMC de 3nm, enquanto o Core Ultra 5 235UA é feito pela própria Intel, mas também em 3nm.
Preços e disponibilidade dos novos Arrow Lake
Os novos processadores de entrada da Intel devem ser lançados neste trimestre de 2025. Os modelos para desktop já estão listados no site oficial da empresa, com o preço sugerido de US$ 269, o que equivale a aproximadamente R$ 1.505 à cotação atual.
O preço de catálogo para o 235UA em notebooks ainda não foi definido, pois não será vendido separadamente. Aguarda-se a divulgação da faixa de preço com base nos primeiros dispositivos equipados com o produto.
TechPowerUp
É válido adquirir um notebook sem Hyper-Threading? Notebook com Intel Core Arrow Lake testado!
Fonte por: Adrenaline