Intel lança atualização no Linux para o Lake Nova, marcando a transição e encerrando o ciclo da Family 6 após duas décadas
A Lake Chaptelet será lançada no ano seguinte, e a Intel já inicia os preparativos para a chegada da Family 18.
A Intel iniciou os preparativos para o lançamento de seus processadores Nova Lake, previstos para serem lançados apenas no próximo ano. Um novo patch para o Kernel do Linux revela informações relevantes sobre a denominação das CPUs, sobretudo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme a captura do site Phoronix demonstra, trata-se de uma atualização bastante básica, adicionando identificadores para a geração futura de CPUs. Ainda neste ano, teremos a chegada dos componentes Panther Lake, marcando a estreia do processo 18A. Trata-se da mesma tecnologia que será utilizada na fabricação dos Panther Lake, que chegam em 2026 em componentes desktop e mobile.
O destaque do patch é que os processadores Intel Nova Lake serão identificados como Family 18. Nas linhas de código, os Wildcat Lake ainda aparecem como Family 6, classificação que a Intel utiliza em diversas linhas de processadores há 20 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Intel, conforme apurado pelo Phoronix, além de atualizar os processadores Nova Lake para a Family 18, classificará a futura geração para servidores, Diamond Rapids, como Family 19. Desta forma, a empresa parece se despedir do nome Family 6, que foi utilizado em diversos produtos.
Duas versões do Nova Lake aparecem no novo patch.
A imagem do patch da Intel apresenta duas versões do Nova Lake, classificadas como Family 18, sendo uma delas acompanhada pelo “L”. Trata-se de “low power”, ou seja, as versões das CPUs voltadas para notebooks e dispositivos compactos. Embora pertençam à mesma Family 18, vêm acompanhadas do indicador Model 3, enquanto as versões para desktop são Model 1.
Leia também:
Trump declara tarifa de 100% sobre semicondutores importados para os EUA
Thermaltake apresenta os novos gabinetes mid tower View 390 Air em diversas opções de cores
As primeiras CPUs Panther Lake podem gerar perdas por conta do baixo desempenho do 18A [RUMOR]
Confirma-se que teremos modelos da próxima geração para desktops e notebooks, conforme já se esperava há algum tempo. Os Panther Lake, que chegam antes, oferecerão apenas opções de processadores para notebooks.
A informação positiva é que já existem indícios de que o socket BGA2540 para os Panther Lake-HX continuará compatível com os Nova Lake-HX no lançamento.
WCCFTech
Fonte por: Adrenaline
Autor(a):
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.












