Instituto Paula Souza inscreve para programa de intercâmbio cultural sem custo

Programas selecionam estudantes de Etecs e Fatecs para cursar inglês ou espanhol, com despesas cobertas, em nações como Canadá, Espanha, EUA e Reino Unido.

25/08/2025 14:48

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

As inscrições estão abertas para a próxima edição do Intercâmbio Cultural do CPS (Centro Paula Souza), que oferece aos estudantes das Etecs e Fatecs estaduais a chance de cursar um período de quatro semanas em países da Europa e da América do Norte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Candidatos interessados em participar do processo seletivo podem realizar a inscrição até o dia 28 de setembro, exclusivamente online. O deslocamento está programado para o primeiro semestre de 2026.

Número de vagas

Lançados nesta segunda-feira (25), os editais para o Intercâmbio Cultural preveem aumento no número de vagas, agora com 500; em 2024 foram 333. Uma nova informação é a inclusão de novos destinos, como Canadá e Espanha. Estados Unidos e países do Reino Unido, como Inglaterra e Escócia, também estão entre as opções para o intercâmbio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Do total de bolsas de estudo, 335 serão destinadas às Etecs, com quatro vagas para alunos de cursos técnicos na modalidade de Educação a Distância (EaD). Nas Fatecs, serão selecionados 126 estudantes, incluindo seis para alunos da Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS) e quatro para alunos de EaD.

Adicionalmente, o Intercâmbio Cultural incluirá estudantes que se destacaram em outras ações do CPS, como a Fetesp (Feira Tecnológica do Centro Paula Souza), com dez oportunidades; Inova CPS, cinco vagas; Cuco (Competição USP de Conhecimentos e Oportunidades), uma vaga. As 23 vagas restantes serão destinadas aos monitores que acompanham as turmas.

Leia também:

Requisitos para inscrição

Nos cursos Etecs, podem se candidatar estudantes do segundo ano do Ensino Médio ou Integrado, ou do segundo módulo dos cursos técnicos. Já nas Fates, o candidato deve possuir um PP (Percentual de Progressão) de Intercâmbio entre 50 a 75% (informação disponível no SIGA – Sistema Integrado de Gestão Acadêmica). O processo de seleção incluirá ainda novas etapas na classificação dos estudantes, com participação direta das unidades e anuência dos diretores.

Experiência internacional

O programa de intercâmbio oferece aos estudantes selecionados acesso a cursos intensivos de inglês ou espanhol, com duração de 20 horas semanais. As bolsas abrangem passagens aéreas de ida e volta, hospedagem em residências de família, alimentação (café da manhã e jantar), transporte no país de destino, chip de internet, seguro-viagem e seguro de saúde internacional, taxas de emissão de visto de estudante (Visa) para entrada nos Estados Unidos, auxílio financeiro e kit contendo camiseta, mochila, moletom e identificação de bagagem.

O participante deverá arcar com os custos e obter os documentos pessoais exigidos para a viagem, incluindo passaporte e despesas relacionadas à solicitação do visto americano.

Entre o segundo semestre de 2022 e o segundo semestre de 2025, aproximadamente mil estudantes e professores das Etecs e Fatecs foram atendidos, com destinos para Buenos Aires, na Argentina; Chicago, San Diego e Nova York, nos Estados Unidos; Brighton, Cambridge, Canterbury, Eastbourne, Londres, Oxford, Bristol, Worthing e Leeds, na Inglaterra; e Dublin, na Irlanda.

Verifique o planejamento.

Quais são os destinos mais procurados para programas de intercâmbio?

Fonte por: CNN Brasil

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.