INSS suspende serviços e impacta aposentados! 🚨 Agências em 90 cidades fecham em razão do feriado de São Sebastião. Saiba mais!
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou sobre uma paralisação parcial de suas agências em todo o Brasil nesta terça-feira, 20 de janeiro de 2026. A medida afetará uma parcela dos aposentados e pensionistas, devido às comemorações do feriado do dia de São Sebastião, padroeiro de diversas localidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações da Agência Brasil, mais de 90 cidades estão com as agências fechadas. Entre elas, destaque para o Rio de Janeiro e Boa Vista, além de seis municípios na Bahia e Pernambuco, cinco no Ceará e Maranhão, quatro em Alagoas, três na Paraíba e Rio Grande do Norte, e um no Piauí (Esperantina).
A paralisação também se estende a cidades no Sul, como Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e no Centro-Oeste, em Goiás.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A paralisação das agências do INSS ocorrerá em um momento de transição, com melhorias nos sistemas previdenciários sendo implementadas pela Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da Previdência Social. O objetivo é garantir maior estabilidade e eficiência nos serviços oferecidos aos segurados.
Além da paralisação nas agências, o INSS comunicou que os serviços disponíveis através do Meu INSS, do aplicativo e da Central de Atendimento 135 estarão indisponíveis a partir das 19h do dia 27 de janeiro, até o dia 31 de janeiro. Essa interrupção visa dar suporte às melhorias nos sistemas.
O primeiro dia de pagamento do INSS referente ao ano de 2026 será no dia 26 de janeiro, seguindo o número do NIS. Seguirá pelos dias 27, 28, 29 e 30, de acordo com o número do NIS. Aqueles que recebem um salário mínimo receberão o valor em janeiro, enquanto os que recebem acima do mínimo terão o reajuste a partir de 2 de fevereiro.
Autor(a):
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.