O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) comunicou na terça-feira, 12, a interrupção do contrato com o banco Agibank para o pagamento de benefícios. Contudo, os beneficiários que recebem aposentadoria ou pensão pelo Agibank não precisam tomar nenhuma atitude imediata, e continuarão recebendo os valores habitualmente.
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A suspensão do contrato ocorreu para apuração de possíveis violações, causando prejuízos a aposentados e pensionistas, conforme o INSS. Reclamações indicam que o aplicativo do Agibank interceptava e redirecionava ligações telefônicas que os beneficiários tentavam fazer à central do INSS, pelo número 135. Desta forma, não era possível obter informações e registrar reclamações.
Os beneficiários foram convocados para as lojas do banco, o que não é necessário, pois a devolução ocorre diretamente na conta após pedido por meio do aplicativo Meu INSS ou pessoalmente, e não nas agências dos Correios.
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Além disso, há relatos de retenções indevidas de valores de benefícios pelo Agibank, juntamente com recusas injustificadas à portabilidade para outros bancos. Tudo isso configura, segundo o INSS, infração gravíssima.
O INSS comunicou que clientes do Agibank que já recebem aposentadoria ou pensão poderão prosseguir com o recebimento pelo banco. Novos beneficiários, contudo, não poderão optar pelo Agibank para os pagamentos. Quem solicitou a portabilidade e não obteve a conclusão do processo deve procurar a Ouvidoria do INSS.
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A CartaCapital contatou o Agibank solicitando uma declaração e está aguardando resposta.
Fonte por: Carta Capital