O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) cancelou um contrato de repasse de recursos com a Crefisa, após detectar diversas irregularidades. A financeira realizou os 25 dos últimos 26 volumes de pagamentos de novos benefícios previdenciários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão foi divulgada nesta quinta-feira, 21. O INSS informou que a Crefisa dificultou ou impediu que aposentados e pensionistas recebesm seus benefícios. Constatam-se registros de atrasos e negativas nos pagamentos, além de restrições de saques.
Foram identificadas práticas de favorecimento na abertura de contas e venda conjunta de produtos; transferências indevidas e não autorizadas; e dificuldades nas agências, incluindo longas filas, ausência de caixas eletrônicos, espaço físico inadequado e falta de sistema para emissão de senhas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A interrupção contratual é preventiva, visando pressionar a empresa a cessar as irregularidades. Contudo, a continuidade dos pagamentos dos benefícios não será prejudicada.
As irregularidades foram detectadas após denúncias apresentadas por beneficiários por meio dos canais oficiais do INSS e também enviadas por órgãos como os Procons, o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
LEIA TAMBÉM!
A CartaCapital se comunicou com a Crefisa e espera por uma resposta.
Na semana passada, o INSS já havia finalizado o contrato com outra instituição financeira: o Agibank. A empresa foi acusada de infringir os termos estabelecidos com a Previdência, gerando perdas para os beneficiários da aposentadoria e pensão.
Fonte por: Carta Capital
