O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) cancelou um contrato de repasse de recursos com a Crefisa, após detectar diversas irregularidades. A financeira realizou os 25 dos últimos 26 volumes de pagamentos de novos benefícios previdenciários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão foi divulgada nesta quinta-feira, 21. O INSS informou que a Crefisa dificultou ou impediu que aposentados e pensionistas recebesm seus benefícios. Constatam-se registros de atrasos e negativas nos pagamentos, além de restrições de saques.
Foram identificadas práticas de favorecimento na abertura de contas e venda conjunta de produtos; transferências indevidas e não autorizadas; e dificuldades nas agências, incluindo longas filas, ausência de caixas eletrônicos, espaço físico inadequado e falta de sistema para emissão de senhas.
LEIA TAMBÉM!
Motta analisa votação de urgência do projeto que isenta de Imposto de Renda quem recebe até cinco mil reais por mês
Empresa Boeing discute venda de até 500 aeronaves para a China, apuração revela
Câmara vota em caráter de urgência projeto que estende isenção do Imposto de Renda para renda de até R$ 5 mil
A interrupção contratual é preventiva, visando pressionar a empresa a cessar as irregularidades. Contudo, a continuidade dos pagamentos dos benefícios não será prejudicada.
As irregularidades foram detectadas após denúncias apresentadas por beneficiários por meio dos canais oficiais do INSS e também enviadas por órgãos como os Procons, o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A CartaCapital se comunicou com a Crefisa e espera por uma resposta.
Na semana passada, o INSS já havia finalizado o contrato com outra instituição financeira: o Agibank. A empresa foi acusada de infringir os termos estabelecidos com a Previdência, gerando perdas para os beneficiários da aposentadoria e pensão.
Fonte por: Carta Capital