INSS: Solicite Auxílio-Doença Mesmo Sem 12 Meses de Contribuição! 🚀 Descubra como doenças graves podem garantir seu benefício em 2025/2026. Saiba quais são e como agir! #INSS #AuxilioDoença #DireitoPrevidenciário
Se você está pensando em solicitar o auxílio-doença pelo INSS, mas ainda não cumpriu o período mínimo de 12 meses de contribuições (carência), existem situações em que esse requisito pode ser dispensado – especialmente em casos de doenças graves ou em situações específicas previstas em lei.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A carência é o número mínimo de contribuições mensais que um segurado precisa ter para ter direito a muitos benefícios, como o auxílio-doença e a aposentadoria por incapacidade permanente. Em regra, são 12 meses de contribuições antes do pedido.
No entanto, a legislação previdenciária brasileira (Lei 8.213/91, art. 151) e a Portaria Interministerial MTP/MS nº 22/2022 listam doenças graves que, quando o segurado acometido pela doença fica incapacitado para o trabalho – ou seja, tem direito ao benefício mesmo com poucas contribuições, desde que seja segurado do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A lista de doenças que permitem a isenção da carência está em constante atualização. Atualmente, ela inclui:
Essa lista foi ampliada com base na Portaria Interministerial publicada em 2022 e segue sendo referência atualizada para 2025/2026.
Mesmo com isenção da carência, alguns requisitos continuam essenciais:
Além das doenças listadas, a carência também pode ser dispensada em outras situações, como em casos de acidente que cause incapacidade permanente.
Importante: É fundamental procurar um advogado especializado em direito previdenciário para analisar seu caso e garantir que você tenha todos os documentos necessários para o pedido de auxílio-doença.
Autor(a):
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.