Aposentados e pensionistas, atenção! O INSS anuncia reajuste de 6,79% em 2026. Descubra a data exata do seu pagamento e acompanhe as novidades!
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou as datas de pagamento para janeiro de 2026, trazendo a notícia aguardada por milhões de aposentados e pensionistas: o novo valor reajustado. Com o aumento do salário mínimo, o valor dos benefícios subiu para R$ 1.621 em 2026, representando um aumento de 6,79% para quem recebe o valor base.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os depósitos com o novo valor começam oficialmente em 26 de janeiro. O calendário é dividido para facilitar o entendimento: até R$ 1.621, os pagamentos ocorrem até 6 de fevereiro. Para quem recebe valores acima do mínimo, os depósitos com o reajuste iniciam em 2 de fevereiro.
Para saber o dia em que o dinheiro cairá na sua conta, observe o último dígito do número do seu benefício. Por exemplo, se o número for 123.456.789-0, o dígito final é o 9. Isso indica o dia do pagamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para os segurados que recebem mais de um salário mínimo, o reajuste não segue o valor fixo do piso. O novo valor será divulgado pelo Ministério da Previdência, com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2025. O IBGE divulgará o índice oficial nesta sexta-feira (09/01), definindo o novo teto da previdência e o percentual exato de correção para este grupo.
Você pode consultar o valor exato do seu reajuste pelo aplicativo ou pelo site oficial. Basta acessar a opção “Extrato de Pagamento” a partir da próxima semana, quando a folha de janeiro será processada com os novos valores. Caso prefira, a central telefônica 135 também fornece essa informação de segunda a sábado.
Com o reajuste de 6,79%, os aposentados e pensionistas podem contar com um aumento no valor dos seus benefícios em 2026. Para facilitar o acompanhamento, o INSS disponibiliza o calendário de pagamentos e a opção de consulta pelo aplicativo ou telefone.
Jamille Novaes, especialista em economia popular e finanças pessoais, ressalta a importância de acompanhar as informações oficiais para garantir o recebimento correto dos seus benefícios.
Autor(a):
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.