Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão um benefício importante no início de 2026. A partir de 1º de janeiro, o piso previdenciário será de R$ 1.621, um reajuste de 6,79% que impacta a vida de milhões de brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Calendário de Pagamentos
Os depósitos começam no dia 26 de janeiro e se estendem até o dia 6 de fevereiro. O calendário detalhado para o mês de janeiro já foi divulgado.
Quem Recebe o Novo Valor?
Este novo valor de R$ 1.621 corresponde a mais de 62% dos beneficiários do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Aplica-se a aposentados que recebem o salário mínimo, pensionistas por morte e segurados com auxílio-doença ou auxílio-reclusão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Reajuste de Benefícios Acima do Mínimo
Para quem recebe mais do que o piso previdenciário, o reajuste é diferente. Os valores serão corrigidos com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), calculado entre dezembro de 2024 e dezembro de 2025. O IBGE divulgará o índice oficial no dia 9 de janeiro.
Como Funciona o Reajuste Proporcional
Para quem começou a receber o benefício ao longo de 2025, o reajuste será proporcional ao número de meses em que o pagamento foi concedido. Os pagamentos referentes a janeiro seguirão o número final do cartão de benefício.
LEIA TAMBÉM!
Como Consultar o Valor do Pagamento
Existem três formas de verificar o valor e a data do depósito: através do aplicativo ou site do INSS, após o login na conta Gov.br; através da Central de Atendimento 135, informando o CPF e dados cadastrais; ou nas agências bancárias onde o benefício é recebido.
É importante manter os dados cadastrais sempre atualizados para evitar problemas no recebimento do pagamento ou na consulta do novo reajuste.
