Inscrições para solicitação de atendimento especializado para o Enem devem ser feitas até 13 de junho

Pessoas com deficiência podem utilizar recursos de acessibilidade mediante comprovação da condição no momento da inscrição.

11/06/2025 11:23

5 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Conforme o novo calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) em 6, a data limite para inscrições foi estendida até 13 de junho (sexta-feira). Essa é também a última oportunidade para os candidatos que necessitam de apoio especializado durante os dois dias de avaliação solicitarem esse serviço no momento da inscrição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A inscrição e a solicitação devem ser feitas exclusivamente na Página do Participante.

Quem tem direito

Para obter atendimento especializado na aplicação das provas, conforme o edital do Enem 2025, é necessário indicar, no momento da inscrição, as condições que justificam a solicitação, que incluem:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Verificação

É necessário enviar a documentação que comprove a condição que motiva o pedido, por meio da Página do Participante. O documento deve ser legível e estar em língua portuguesa.

Para ser válido para análise, o documento deve conter o nome completo do participante, diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e/ou o código correspondente à Classificação Internacional de Doenças (CID 10); além da assinatura e identificação do profissional competente, com respectivo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), no Ministério da Saúde (MMS) ou em órgão.

Leia também:

De acordo com as normas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que executa as provas do Enem, o candidato cuja documentação foi aprovada nas edições de 2021 a 2024 não precisará apresentá-la novamente, se a solicitação de atendimento for idêntica em 2025.

A exceção se aplica aos casos de lactantes e de atendimento em ambiente hospitalar. Na última situação, o estudante deve incluir o atestado do hospital em que estiver internado para tratamento de saúde, informando a disponibilidade de instalações adequadas para a aplicação das provas.

Dispositivos aprovados

O indivíduo que requerer atendimento para cegueira, surdocegueira, baixa visão, visão monocular e/ou outra condição específica e tiver sua solicitação confirmada pelo Inep poderá ser acompanhado por cão-guia e utilizar material próprio.

Quem solicitar atendimento para deficiência auditiva, surdez ou surdocegueira deve indicar o uso do aparelho auditivo ou implante coclear na inscrição. Pessoas que solicitarem atendimento para diabetes devem informar ao se inscreverem a necessidade de uso de aparelho específico para aferição da glicemia.

Estão permitidos:

Os recursos serão examinados pelo responsável pela sala, local onde os candidatos realizarão a prova.

Recursos de acessibilidade que podem ser solicitados no momento da inscrição.

Prova em Braille: prova escrita no sistema tátil, Braille, e destinada a participantes que possuam familiaridade com esse sistema de escrita.

Intérprete de Libras: profissional habilitado a traduzir as instruções gerais do exame, respondendo a dúvidas específicas sobre a compreensão do português escrito, sem realizar a tradução completa do enunciado.

Prova em vídeo traduzida em Libras, realizada em um computador fornecido pelo Inep.

Prova com letra ampliada: a prova impressa com letra em tamanho 18 e imagens ampliadas, acompanhada de Cartão-Resposta/Folha de Redação com letra em tamanho 18.

Prova com letra superampliada: a prova impressa com letra em tamanho 24 e imagens ampliadas, acompanhada de Cartão-Resposta/Folha de Redação com letra em tamanho 18.

Leitor de tela: prova compatível com os softwares DosVox e NVDA, executada em um computador fornecido pelo Inep.

O intérprete especializado atua na mediação da interação entre o candidato surdo e o examinador, bem como com os demais envolvidos na aplicação do exame. Não se admite a tradução completa do enunciado.

Profissional treinado para realizar a leitura de textos e a descrição de imagens.

Profissional qualificado para realizar a transcrição de respostas de provas objetivas e a redação.

Leitura labial: profissional treinado na comunicação oralizada de indivíduos com deficiência auditiva ou surdos que não se comunicam por Língua Brasileira de Sinais.

Tempo extra: tempo extra de 60 minutos em cada dia de aplicação do Exame, concedido se o documento comprobatório for aprovado.

A calculadora é o recurso disponibilizado pelo Inep no dia da prova de Matemática e suas Tecnologias, e, caso o documento comprobatório para discalculia seja aceito, o participante não poderá utilizar sua própria calculadora.

sala com acesso facilitado para utilização por pessoas com mobilidade reduzida

Suporte para pernas e pé;

mesa acessível para cadeira de rodas

Mesa e cadeira sem braços: mesa distinta da cadeira.

Atendimento a lactantes

A candidata que requerer atendimento para lactante deverá, durante os dois dias de provas, levar um acompanhante adulto, que permanecerá em sala reservada e será responsável pela guarda da criança. Isso implica que a mulher não poderá ter acesso à sala de provas acompanhada da criança.

O acompanhante da lactante não poderá acessar a sala de provas e deverá ser submetido à revista eletrônica por meio do uso do detector de metais. Durante a aplicação das provas, qualquer contato entre a lactante e o acompanhante deverá ser presenciado por um fiscal.

Confira o calendário atualizado do Enem 2025:

Preparando-se para o Enem? Identifique os principais erros de redação a evitar

Fonte por: CNN Brasil

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.