Médicos com formação em diferentes áreas da saúde podem se inscrever.
A Universidade de São Paulo (USP) lançou inscrições para os Programas de Residência em Área Profissional da Saúde, nas modalidades uniprofissional e multiprofissional, para o ano de 2026. Há mais de 220 vagas e os programas proporcionam uma bolsa mensal de R$ 4.106,09, com financiamento do Ministério da Saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As inscrições poderão ser realizadas até as 12h do dia 12 de setembro de 2025 no site da Fuvest, com uma taxa de R$ 330,00.
Profissionais com formação em diversas áreas da saúde são elegíveis para se inscrever. Entre os cursos aceitos estão Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Física/Física Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Saúde Pública/Saúde Coletiva, Serviço Social e Terapia Ocupacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para se candidatar ao programa de residência, é preciso ter finalizado o curso de graduação até 28 de fevereiro de 2026 e possuir inscrição no órgão regulador da profissão, quando exigível.
A residência é uma especialização lato sensu com foco em ensino em serviço. Os programas demandam dedicação exclusiva e contam com carga horária de 60 horas semanais, incluindo plantões, com duração de dois ou três anos e um total mínimo de 5.760 horas. A formação abrange atividades teóricas e práticas.
O processo seletivo é composto por duas etapas:
Primeira Fase: Prova objetiva e dissertativa, que será aplicada no domingo, 12 de outubro de 2025, às 13h, nas cidades de Bauru, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Paulo.
A segunda fase envolve a análise curricular. A documentação comprobatória deve ser enviada entre 5 e 14 de novembro de 2025.
A USP de Bauru disponibiliza 41 vagas em quatro programas de residência nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social.
Os programas compreendem:
A maioria dos cursos da USP Bauru tem duração de dois anos, com exceção da Residência Uniprofissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, que possui duração de três anos.
Analise os erros mais frequentes na criação de cronogramas de estudo para o vestibular.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.