Inscrições Abertas para a 21ª Edição da Obmep
O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) iniciou nesta terça-feira (4) as inscrições para a 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A competição é destinada a alunos do 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, abrangendo tanto escolas públicas quanto privadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelas instituições de ensino até o dia 16 de março, através do site oficial. Podem participar escolas municipais, estaduais, federais e privadas. Anualmente, a olimpíada reúne mais de 18,5 milhões de estudantes em todo o Brasil, conforme informações do Ministério da Educação (MEC).
Premiações e Programa de Bolsa
A edição de 2026 irá distribuir um total de 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa. Também serão concedidas pelo menos 20,5 mil medalhas estaduais para os alunos com melhor desempenho em cada estado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os alunos que se destacarem a nível nacional serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece uma bolsa mensal de R$ 300, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para estudantes de escolas públicas selecionados.
Fases da Competição
A olimpíada é composta por duas fases. A primeira fase consiste em uma prova objetiva com 20 questões, que será aplicada nas escolas no dia 9 de junho. Os alunos classificados avançam para a segunda fase, agendada para 17 de outubro. Esta fase contará com seis questões discursivas, divididas conforme o nível escolar: nível 1 (6º e 7º anos do ensino fundamental), nível 2 (8º e 9º anos do ensino fundamental) e nível 3 (ensino médio).
LEIA TAMBÉM!
A lista dos classificados para a segunda fase será divulgada em 3 de agosto, e o resultado dos premiados nacionais está previsto para ser anunciado em 15 de dezembro. A Obmep, criada em 2005, é promovida pelo Impa com apoio do MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
