Julio Casares enfrenta inquérito do Ministério Público por gestão temerária no São Paulo. Impeachment pode ser votado hoje, 16, em meio a denúncias graves.
A gestão de Julio Casares à frente do São Paulo Futebol Clube é objeto de um novo inquérito aberto pelo Ministério Público de São Paulo. A investigação apura possíveis práticas de gestão temerária e destaca oito aspectos dos cinco anos de Casares como presidente do clube.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A informação foi inicialmente divulgada pelo UOL Esporte e confirmada pela CNN Brasil.
Nesta sexta-feira (16), o Conselho Deliberativo do clube votará um pedido de impeachment contra Casares, fundamentado em uma denúncia que veio à tona em dezembro do ano passado. O inquérito menciona mais de dez pessoas que devem prestar esclarecimentos ao Ministério Público, incluindo Julio Casares, Carlos Belmonte, Olten Ayres de Abreu Júnior e outros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O inquérito do Ministério Público aborda diversos pontos relacionados à gestão do clube. Entre eles, a situação financeira e administrativa, que envolve a movimentação de recursos, uso de benefícios fiscais e a terceirização da gestão financeira.
Também são analisadas contratações de empresas para eventos no clube e a adequação dos mecanismos de controle interno.
Outros aspectos investigados incluem a utilização de Fundos de Investimento em Direitos Creditórios, considerando o orçamento de 2026, que prevê um déficit de R$ 126 milhões. Além disso, a investigação examina transferências de atletas das categorias de base e possíveis conflitos de interesse nas negociações.
Em meio a recentes escândalos, Julio Casares pode ser afastado da presidência do São Paulo nesta sexta-feira (16). O pedido de impeachment é baseado em denúncias de irregularidades na comercialização de camarotes durante shows no Estádio do Morumbi.
Gravações indicam que Douglas Schwartzmann, diretor-adjunto das categorias de base, estaria envolvido em um esquema de ganhos financeiros com essa prática.
A CNN Brasil entrou em contato com a assessoria de imprensa do São Paulo e com a defesa de Julio Casares, aguardando um retorno sobre a situação.
Autor(a):
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.