Iniciativa gratuita visa formar 10 mil mulheres em inteligência artificial
Projeto Potenc.IA une 50 empresas para propor treinamento híbrido com ênfase na equidade de gênero e diversidade.

A Prosper Digital Skills, em colaboração com 50 empresas de diversos setores, lançou o Potenc.IA, um programa gratuito de alfabetização em inteligência artificial destinado exclusivamente a mulheres. A iniciativa contempla a capacitação de 10 mil participantes até março de 2026, com caminhos de aprendizagem que abrangem do uso básico da IA até a aplicação de dados para a tomada de decisões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Busca-se diminuir os impactos da automação em funções predominantemente femininas. Um estudo da Organização Internacional do Trabalho aponta que 9,6% dos empregos exercidos por mulheres estão expostos à substituição por tecnologias de IA, em comparação com 3,5% entre os homens.
Formação híbrida e direcionada
A capacitação será oferecida em formato híbrido, com conteúdos assíncronos, exercícios práticos e mentorias semanais. O programa é estruturado com indicadores claros de impacto social, empregabilidade e diversidade. Silmara Pereira dos Santos, head do Potenc.IA, afirma: “as funções administrativas, operacionais e de serviços são diretamente afetadas pela IA, e ainda concentram grande parte da força de trabalho feminina. Por isso, nosso foco está em garantir que essas mulheres avancem junto com a nova economia”.
Leia também:

Aprenda a elaborar um pitch e converter sua ideia em um negócio

Com um consumo de R$ 1,6 trilhão, o público 50+ impulsiona eventos, startups e novos modelos de moradia

A utilização de inteligência artificial no atendimento pode aumentar em até 50% a satisfação dos clientes
As aulas levam em conta o nível de conhecimento de cada participante. Um teste de habilidades aplicado no início do curso direciona as alunas para uma das três trilhas disponíveis: “Uso de inteligência artificial”, “Agentes de inteligência artificial” e “Decisão baseada em dados outputs”. Um segundo teste, ao final da formação, mede o progresso de cada estudante.
Inclusão e diversidade
A primeira turma, já em andamento, inclui 1.600 participantes. Metade deles são funcionários de empresas patrocinadoras. Os demais foram selecionados por meio de ONGs, institutos sociais e canais abertos da própria Prosper.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A seleção foca em mulheres de grupos sub-representados, como negras, indígenas, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e mulheres com mais de 50 anos. O acompanhamento da progressão das participantes será contínuo, assegurando que o conteúdo seja internalizado e que as alunas tenham acesso a chances reais de inserção no mercado.
Foco na empregabilidade
Além da formação técnica, o Potenc.IA promove feiras de contratação em ambientes corporativos que adotam políticas de equidade de gênero. “Queremos formar lideranças em habilidades digitais, não só usuárias da tecnologia”, afirma Silmara, que tem passagem por empresas como Philips e iFood, além de ser mentora do Insper.
Com base no trabalho da pesquisadora jamaicana Margaret Spencer, que participou da organização do programa, o Potenc.IA visa promover uma transformação digital mais inclusiva e com a participação das mulheres.
Mais informações estão disponíveis no site do programa: https://potencia.prosperdigitalskills.com
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)