Infraero prevê reabertura do Santos Dumont para as 14h; Congonhas também afetado

Aeroporto é fechado após vazamento de óleo na pista principal, gerando transtornos e caos entre os passageiros.

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Retomada das Operações no Aeroporto Santos Dumont

As operações no Aeroporto Santos Dumont, localizado no Centro do Rio de Janeiro, foram retomadas às 14h desta terça-feira, conforme anúncio da Infraero. O local permanecera fechado desde a manhã devido a um incidente envolvendo o vazamento de óleo na pista principal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Impacto do Vazamento

De acordo com a Infraero, o incidente ocorreu durante uma manutenção preventiva noturna, quando não havia aeronaves em operação. Até as 9h55, foram registrados 23 voos de partida cancelados, 23 voos de chegada cancelados e 10 voos alternados para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), na Zona Norte do Rio.

A equipe da Infraero está realizando a limpeza da pista, que é utilizada tanto para a aterrissagem e frenagem das aeronaves, quanto para a decolagem. Os passageiros estão sendo orientados a aguardar a liberação da pista ou a remarcar seus voos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reflexos na Ponte Aérea Rio-São Paulo

O fechamento do Santos Dumont tem impacto na conexão aérea entre o Rio de Janeiro e São Paulo. O Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, também registra alterações. Segundo a Aena, empresa que assessora o aeroporto, 18 voos foram cancelados, todos com destino ou origem ao Santos Dumont – 13 chegadas e cinco partidas.

Alguns voos com destino ao Rio de Janeiro estão sendo redirecionados para o Aeroporto do Galeão. Os cancelamentos e atrasos concentram-se principalmente na parte da manhã, afetando a movimentação de passageiros entre as duas capitais. Os dados foram obtidos a partir do painel de informações do Aeroporto de Congonhas e da Aena.

LEIA TAMBÉM!

Caos entre Passageiros

O fechamento do Santos Dumont gerou uma situação de caos para os passageiros. Muitos reclamam da falta de informações claras. O deputado federal Chico Alencar (PSol) estava embarcando para Brasília às 6h05 e, após quatro horas de espera, ainda aguardava a decolagem devido ao vazamento de óleo na pista.

“Vários voos sendo cancelados, mas o nosso continua mantido com esse atraso já de quatro horas. E a gente sem uma informação precisa, foi um oleoduto que abriu na pista, não tem equipe suficiente para fazer a limpeza, o que era rápido revelou-se demorado e complicado. Direito à informação é o básico. A companhia pode estar mal informada pela concessionária do aeroporto e isso é uma situação que, sobretudo, afeta os passageiros, os clientes, os consumidores”, declarou Chico Alencar.

Outro passageiro afetado é Lohran de Oliveira, de 35 anos, que tinha voo para Brasília. O atraso do voo comprometeu seu cronograma de trabalho.

“Pelo menos foi algo generalizado, e todos lá já sabem o que aconteceu, mas isso afeta nosso trabalho diretamente”, disse Lohran.

O engenheiro Marcelo Gomes também foi impactado. Ele e outros passageiros aguardaram até as 8h, quando foram orientados a desembarcar devido ao cancelamento do voo. O embarque foi remarcado inicialmente para 10h40, mas também não ocorreu, sendo apenas confirmado para as 15h.

“Esta semana eu precisava estar em São Paulo até as 10h. Isso gera impactos não só para minha empresa, mas para o país, já que trabalho em uma multinacional que gera empregos. Falta que a Infraero esteja preparada para incidentes deste nível e que as companhias tenham condições de lidar com situações assim”, disse Marcelo Gomes.

Resposta da Gol

A Gol informou que, até o momento, “registrou 03 voos alternados para o Aeroporto do Galeão (GIG) e alguns voos foram cancelados devido ao fechamento da pista do aeroporto Santos Dumont (SDU), fator totalmente alheio ao controle da Companhia. Todos os Clientes impactados estão recebendo as tratativas previstas pela resolução 400 da ANAC conforme as necessidades”.

Autor(a):

Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.

Sair da versão mobile