O Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, em 28 de julho, tem como objetivo aumentar a conscientização sobre essas doenças. Estabelecida em 2010 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data foi selecionada em homenagem ao nascimento do cientista e microbiologista americano, Dr. Baruch Blumberg, nascido em 1925. Ele recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1976.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As hepatites virais, das classificadas como A, B, C, D e E, afetam o fígado e provocam inflamações ou infecções. Adicionalmente, podem resultar em danos ao coração. De acordo com a OMS, o incremento de medidas como a vacinação infantil contra a hepatite B, a prevenção da transmissão do vírus da hepatite B da mãe para o filho, a segurança de injeções, a diminuição de prejuízos, os testes e diagnósticos, bem como o tratamento e os cuidados, podem auxiliar na erradicação da doença.
As hepatites podem acarretar diversas consequências.
As hepatites podem afetar a saúde de diversas maneiras. Dado que as hepatites são inflamações crônicas, o organismo passa por uma série de inflamações em diferentes órgãos. O coração, por exemplo, sofre com o endurecimento das artérias, processo conhecido como aterosclerose, o que dificulta o fluxo sanguíneo e aumenta as chances de a pessoa ter um AVC (acidente vascular cerebral) ou infarto agudo do miocárdio, segundo o cardiologista Dr. Rizzieri Gomes.
LEIA TAMBÉM!
A icterícia, manifestada pela coloração amarelada da pele e dos olhos, é um sintoma comum.
Podem ocorrer dores abdominais, febre, náuseas, vômitos e fadiga. Em alguns casos, a hepatite viral pode causar er
Segundo o “Global hepatitis report 2024: action for access in low- and middle-income countries”, da OMS, a hepatite é a segunda principal causa infecciosa de morte no mundo, com 1,3 milhão de óbitos anuais, patamar similar ao da tuberculose, uma das principais causas de morte infecciosa. Deste total, 83% das mortes são causadas pela hepatite B e 17% pela hepatite C. Adicionalmente, diariamente, aproximadamente 3.500 pessoas falecem devido a essas duas infecções.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre os sintomas das hepatites virais, encontram-se:
Entretanto, frequentemente são infecções silenciosas, que não manifestam sinais clínicos.
Evitar as hepatites virais.
O Dr. Rizzieri Gomes oferece algumas orientações sobre como evitar as hepatites virais.
É importante notar que, no Brasil, as formas mais comuns de hepatite são as causadas pelo vírus A, B e C. O vírus da hepatite D é mais prevalente na América do Norte, enquanto o vírus da hepatite E é encontrado com maior facilidade na África e Ásia.
Por Mariana Paker
Fonte por: Carta Capital