Gabriel Galípolo redigirá carta aberta ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, detalhando o rompimento do limite estabelecido para a meta de inflação d…
A inflação do país foi de 0,24% em junho, diminuindo em relação a maio. De acordo com dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (10).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O resultado mensal foi influenciado, sobretudo, pela energia elétrica residencial, que, devido à bandeira tarifária vermelha patamar 1, apresentou aumento de 2,96% no mês, representando o subitem de maior impacto individual no índice (0,12 p.p.).
Em 2023, a inflação acumulada é de 2,99% e, nos últimos 12 meses, de 5,35%. Com este resultado, a inflação ultrapassou o limite estabelecido como meta e o Banco Central deve enviar uma comunicação ao Conselho Monetário Nacional com justificativas.
O governador do Banco Central deve informar o ministro da Fazenda quando a autoridade monetária não alcança a meta ou se mantém dentro da margem de tolerância por seis meses. Em janeiro, Galícia já redigiu uma carta sobre o descumprimento da meta. Na ocasião, a inflação encerrou o ano de 2024 em 4,83%.
Esta é a primeira vez que o IPCA descumpriu a meta contínua, já que o modelo entrou em vigor em janeiro deste ano. É também a segunda vez em seu mandato que Galípolo terá que escrever carta para justificar o índice fora da meta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Brasil ocupa a segunda maior taxa de juros reais no mundo, após o aumento da taxa Selic.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.