Indústria brasileira registra queda acentuada em novembro de 2025, aponta CNI

A CNI revela queda de 7,1 pontos na atividade industrial em novembro de 2025, atingindo 44,4 pontos, o menor nível desde 2019. Desaceleração acentuada!

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Desempenho da Indústria em Novembro de 2025

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) anunciou nesta terça-feira (16) que a atividade industrial apresentou uma queda de 7,1 pontos em novembro, atingindo 44,4 pontos, conforme a Sondagem Industrial. A UCI (utilização da Capacidade Instalada) também registrou uma diminuição de 1 ponto percentual, ficando em 70%, o menor nível desde 2019.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pesquisa indica que a desaceleração da indústria em 2025 foi mais acentuada do que o habitual para este período. O índice que mede a evolução do número de empregados caiu 1,2 ponto, alcançando 47,6 pontos. Larissa Nocko, especialista em Políticas e Indústria da CNI, destaca que “alguns fatores ajudam a explicar esse processo de desaceleração da indústria e seus desdobramentos, que acabam prejudicando a demanda por bens industriais e as perspectivas de um ritmo mais fraco para a atividade econômica”.

Expectativas e Investimentos

O índice de expectativa de demanda também recuou, caindo 1,1 ponto de 51,3 para 50,2 pontos. Segundo a CNI, isso indica uma perspectiva moderada de crescimento da demanda nos próximos meses, atingindo o menor nível desde junho de 2020, no início da pandemia de covid-19.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por outro lado, o índice de expectativa de quantidade exportada teve um leve aumento de 0,4 ponto, chegando a 48,04. Contudo, por estar abaixo dos 50 pontos, isso sugere que os empresários esperam uma queda nas exportações a curto prazo. O índice de intenção de investimento, por sua vez, subiu 0,7 ponto em dezembro, encerrando o ano em 55,9 pontos.

Apesar de ser a terceira alta consecutiva, esse número ainda é três pontos inferior ao registrado no final de 2024, que foi de 58,9 pontos.

LEIA TAMBÉM!

Para esta edição da Sondagem Industrial, a CNI entrevistou 1.402 empresas, sendo 587 de pequeno porte, 485 de médio porte e 330 de grande porte, entre os dias 1º e 10 de dezembro de 2025.

Autor(a):

Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.

Sair da versão mobile