Indústria antecipa declínio nas exportações nos próximos seis meses

Visões sobre o mercado de trabalho industrial e a intenção de investimento no setor também diminuíram.

20/08/2025 10:20

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Considerando a alíquota de 50% sobre as importações brasileiras, os empresários do setor já preveem uma redução nas exportações nos próximos seis meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O índice que mede a expectativa de exportações do setor caiu 5,1 pontos em agosto, atingindo 46,6 pontos. Quando o indicador está abaixo da linha de 50 pontos, indica que os empresários esperam uma queda na quantidade exportada pelo setor nos próximos seis meses.

Os dados são da Pesquisa Industrial, divulgada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) nesta quarta-feira (20).

Leia também:

É a primeira vez, em quase dois anos, que há queda na expectativa das exportações pela indústria. A última vez que isso ocorreu foi em novembro de 2023.

A analista de Políticas e Indústria da CNI, Isabella Bianchi, atribui o agravamento das previsões de exportação da indústria às incertezas do cenário externo, sobretudo devido à nova política comercial dos Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A taxa tarifária dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros entrou em vigor em 6 de agosto. Em 2024, a exportação dos produtos da indústria atingiu US$ 17,5 bilhões, conforme levantamento da CNI.

Outros indicadores

O índice de expectativa de número de empregados também diminuiu. O indicador registra 49,3 pontos, indicando que os empresários acreditam que a quantidade de postos de trabalho no setor não aumentará nos próximos seis meses.

Outros índices em declínio são o de expectativa de demanda e de compra de insumos e matérias-primas. O indicador de demandas encolheu para 53,1 pontos, enquanto o de compra caiu para 52,1 pontos. Apesar da queda, estão acima da linha de 50 pontos, indicando perspectiva de crescimento para os próximos meses, ainda que em menor intensidade do que em julho.

Adicionalmente, os dados da CNI indicam que os empresários apresentam menor disposição para investir. O índice de intenção de investimento caiu para o nível mais baixo desde outubro de 2023. Nesse mês, registrou 54,6 pontos.

Em contrapartida, verificou-se um crescimento na produção industrial em julho em relação a junho. No mês anterior, o índice de evolução da produção atingiu 52,6 pontos.

Já o índice de evolução do número de empregados ficou em 49,3 pontos, o que indica queda na quantidade de trabalhadores entre junho e julho.

A Confederação Nacional da Indústria realizou consulta com 1500 empresas para esta edição da Pesquisa Industrial. Deste total, 601 são de pequeno porte, 518 são de médio porte e 381 são de grande porte. A consulta foi conduzida entre 1º e 12 de agosto de 2025.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)