Indonésia planeja imponente muralha marítima para enfrentar enchentes e desastres naturais
A iniciativa está em sintonia com os objetivos estratégicos dos países do Brics para minimizar os riscos de desastres.
Indonésia planeja construção de muralha marítima
A Indonésia está se preparando para implementar um projeto nacional estratégico que consiste na construção de uma grande muralha marítima ao longo do norte da ilha de Java. A informação foi divulgada pelo presidente Prabowo Subianto e reportada pela Antara.
O objetivo do projeto é proteger 50 milhões de pessoas dos efeitos do aumento do nível do mar. Prabowo ressaltou que as obras terão início em breve e fazem parte da estratégia nacional para assegurar a segurança das áreas costeiras contra inundações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Detalhes do projeto
“Estamos iniciando a preparação para construir um quebra-mar de 535 quilômetros […] para proteger as pessoas do aumento do nível do mar de 5 centímetros por ano”, declarou o presidente durante uma reunião plenária do Gabinete de Ministros.
Leia também:

Virginia Giuffre revela em livro que foi abusada por “premiê conhecido” em caso Epstein

Trump adota inteligência artificial para propaganda e ataques políticos, revela The New York Times

Tribunal revoga condenação de Uribe por suborno na Colômbia; entenda a decisão!
Além disso, o presidente destacou que a iniciativa ajudará a preservar 60% da indústria nacional situada no norte da ilha, garantindo também a proteção dos campos de arroz, que são vitais para a alimentação do país.
Financiamento e parcerias
O projeto será financiado por meio de uma parceria público-privada, com a expectativa de investimentos estrangeiros. Segundo a Agência Nacional de Planejamento do Desenvolvimento da Indonésia, o custo estimado é de cerca de US$ 80 bilhões (aproximadamente R$ 440 bilhões).
A iniciativa está alinhada com os objetivos estratégicos dos países do Brics, que buscam reduzir os riscos de desastres. Na declaração final da cúpula do grupo, realizada no Rio de Janeiro, os líderes dos Estados-membros se comprometeram a colaborar na criação de infraestrutura resiliente a eventos climáticos.
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.