Indonésia impede israelenses de competir no Mundial de ginástica; Israel recorre ao CAS
País asiático ressalta a ausência de relações diplomáticas com Israel e a importância do respeito às leis locais, unindo-se a questionamentos sobre atletas isra…
Governo da Indonésia nega vistos a atletas israelenses para Mundial de Ginástica
O governo da Indonésia, com o apoio da federação de ginástica artística do país, negou vistos aos atletas de Israel que iriam participar do Mundial da modalidade, programado para ocorrer entre 19 e 25 de outubro em Jacarta. A decisão gerou descontentamento na federação israelense, que recorreu à Corte Arbitral do Esporte (CAS) na tentativa de reverter essa medida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em comunicado publicado no site da federação na sexta-feira (10), as autoridades indonésias informaram que comunicaram sua posição à Federação Internacional de Ginástica (FIG), expressando preocupações sobre as relações diplomáticas com outros países participantes. A FIG reconheceu a posição da Indonésia, enfatizando a importância da segurança de todos os atletas e delegações no evento. Assim, ficou confirmado que Israel não participará do campeonato.
A Federação de Ginástica da Indonésia também manifestou o desejo de que “a paz prevaleça em Gaza”. O governo local já havia se posicionado contra os ataques de Israel a Gaza durante a Assembleia Geral da ONU, em setembro. O Mundial de Ginástica da FIG, que acontece desde 1903, chega à sua 53ª edição e é a primeira vez que uma cidade do Sudeste Asiático sedia o evento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Reação da Federação de Ginástica de Israel
No sábado (11), a Federação de Ginástica de Israel declarou que apelaria ao CAS para reverter a negativa dos vistos, considerando a decisão “ultrajante”. Em uma nota à imprensa local, divulgada pelo Times of Israel, a entidade expressou preocupação com a integridade do esporte internacional.
A federação apresentou um pedido de urgência à Corte, buscando uma liminar que permita a participação dos atletas israelenses, incluindo o campeão olímpico Artem Dolgopyat, no Mundial. “Estamos determinados a contestar essa decisão de todas as maneiras possíveis”, afirmou a federação.
Leia também:
Amanda Nunes volta ao UFC para enfrentar Kayla Harrison pelo cinturão no UFC 324 em Las Vegas!
Brasil brilha na estreia do Mundial Feminino de Handebol com vitória de 41 a 20 sobre Cuba
Seleção Brasileira de Handebol Feminino Inicia Luta pelo Título Mundial Contra Cuba em Stuttgart
Essa situação se insere em uma série de controvérsias relacionadas à participação de Israel em eventos esportivos. Em setembro, por exemplo, Lise Klaveness, presidente da Federação Norueguesa de Futebol, solicitou a suspensão de Israel do futebol internacional antes da votação da Uefa sobre a participação do país nas competições europeias.
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.












