Indivíduo solicita ao STF intervenção federal no Ceará, ação é negada e ele é multado
A decisão, proferida por Luís Roberto Barroso, decorre de “repetidas decisões denegatórias” em relação ao recurso.
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, negou na terça-feira, 22, a ação de um homem que solicitava, entre outras medidas, intervenção federal na segurança pública do Ceará. Além da derrota no mérito, o autor deverá pagar multa equivalente a um salário mínimo. Cabe recurso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Através de uma medida liminar, o indivíduo alegou um cenário de “contínua violação do direito fundamental à liberdade de circulação”, devido à ineficiência da segurança pública.
Solicitava-se a decretação de estado de emergência, a intervenção federal, a exoneração das autoridades responsáveis e a implementação de medidas de fiscalização.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para Barroso, contudo, o caso não se enquadra em nenhuma das hipóteses de cabimento de um mandado de injunção. A petição, segundo o ministro, não indica omissão por parte do Presidente da República, do Congresso Nacional ou do Judiciário.
Ademais, o autor não está autorizado a atuar em juízo em defesa de supostos direitos coletivos, complementou Barroso.
Leia também:
Erika Hilton e Fernando Haddad debatem ajustes em projeto de lei sobre jornada de trabalho
DPU pede supervisão de perícias após megaoperação que deixou mais de 120 mortos no Rio de Janeiro
Congresso Nacional aprova MP 1.304 com novas diretrizes para o setor elétrico e mercado livre
Por último, o presidente da Corte declarou que o indivíduo tem “repetidamente apresentado pedidos manifestamente improcedentes”.
O ministro registrou que novas petições manifestamente inaceitáveis seriam entendidas como atos atentatórios à dignidade da justiça. “Em razão do descumprimento das determinações anteriores, aplico à parte requerente multa no valor de um salário mínimo.”
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.












