A operação executa mandados de prisão preventiva, assim como a busca e apreensão, contra o suspeito.
O criminoso, que se identificava como “Federal”, foi preso na manhã desta terça-feira (22), em Guarabira, na Paraíba, e apontado como autor de um ataque ao sistema do TJRS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul informou que a prisão ocorreu durante a Operação Negação, que visava o cumprimento de mandados de prisão preventiva, além de buscas e apreensões contra o suspeito acusado de invadir dispositivos informáticos qualificados e interromper serviços informáticos de interesse público no Tribunal de Justiça gaúcho.
O ataque cibernético ao TJRS ocorreu em 26 de março, desencadeando a investigação e tornando o sistema EPROC indisponível, juntamente com o site institucional do órgão, o que afetou a prestação jurisdicional no Estado.
Após a condução de investigações, a apuração também identificou que o criminoso utilizou pagamentos via PIX para participar em ações coordenadas contra servidores públicos e sistemas governamentais, por meio de uma botnet com mais de dois mil dispositivos comprometidos, distribuídos por vários países.
As buscas e apreensões buscam coletar equipamentos eletrônicos, mídias de armazenamento e documentos que auxiliem nas investigações, notadamente para identificar outros membros do esquema criminoso e suas conexões com crimes semelhantes praticados no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.