Indivíduo detido nos EUA por acusação de envio de recursos ao Estado Islâmico

O filipino, sendo residente permanente dos Estados Unidos, pode ser condenado a até 20 anos de prisão federal.

02/08/2025 12:47

2 min de leitura

Indivíduo detido nos EUA por acusação de envio de recursos ao Estado Islâmico
(Imagem de reprodução da internet).

O Departamento de Justiça informou que o FBI deteve um homem em Long Beach, Califórnia, na sexta-feira (1º), sob suspeita de ter transferido recursos para o Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria, uma organização terrorista estrangeira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mark Lorenzo Villanueva, com 28 anos, residente permanente nos Estados Unidos e natural das Filipinas, pode ser condenado a até 20 anos de prisão federal por tentar fornecer apoio material ao EI, conforme comunicou o Departamento de Justiça.

Os investigadores relataram que Villanueva estabeleceu contato com duas pessoas que se declaravam combatentes do ISIS nas redes sociais durante o início deste ano.

Leia também:

Villanueva manifestaria ali seu interesse em apoiar o ISIS e se disponibilizaria para enviar recursos financeiros em auxílio às ações do grupo.

É uma honra lutar e morrer pela nossa fé. É a melhor forma de alcançar o céu. Villanueva teria escrito aos combatentes do grupo. “Em breve, eu me juntarei a eles.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em um período de cinco meses, Villanueva realizou 12 pagamentos, somando US$ 1.615 (aproximadamente R$ 8.951), para dois intermediários que tiveram acesso ao dinheiro no exterior, conforme dados da Western Union mencionados pelo Departamento de Justiça.

Durante a detenção, o FBI apreendeu o que aparentava ser um explosivo no quarto do indivíduo.

Agentes do FBI, por meio da JTTF, com apoio da SWAT, prenderam Mark Lorenzo Villanueva, 28 anos, de Long Beach, na manhã de hoje, por tentar fornecer apoio material ao ISIS, uma organização terrorista estrangeira designada. Foram apreendidos evidências de explosivos durante a busca realizada.

FBI Los Angeles (@FBILosAngeles) 1º de agosto de 2025

O Sr. Villanueva é acusado de ter fornecido apoio financeiro e jurado lealdade a um grupo terrorista que visa os Estados Unidos e nossos interesses em todo o mundo, afirmou Patrick Grandy, diretor assistente interino responsável pelo Escritório de Campo do FBI em Los Angeles.

Em janeiro deste ano, um ex-membro de 19 anos da Guarda Nacional do Exército de Michigan foi detido após supostamente tentar implementar um plano para cometer um ataque em massa em uma base militar americana no estado, sob a orientação do Estado Islâmico.

Ammar Abdulmajid-Mohamed Said foi detido no dia marcado para o ataque, após ter visitado uma área próxima à base militar e utilizado um drone para apoiar o plano, conforme informações do Departamento de Justiça.

Ele supostamente planejava atacar o Comando de Tanques, Automóveis e Armamentos do Exército, situado em um bairro suburbano de Detroit, responsável pela gestão da cadeia de suprimentos de tanques do Exército.

Os promotores relatam que ele se ofereceu a auxiliar policiais encopados na execução do ataque, instruindo-os no uso de armas de fogo e na preparação de coquetéis molotov, além de fornecer munições e carregadores pontiagudos para a ação.

Said foi acusado de tentar fornecer apoio material a uma organização terrorista estrangeira e de divulgar informações sobre um dispositivo destrutivo.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)