Indivíduo capturado por fornecer acesso a fraudes vendia informações da polícia por 300 reais
Investigadores examinam materiais produzidos por indivíduo que atendia a grande número de pessoas diariamente e mantinha operação gráfica ilegal; Políci…

Um indivíduo foi detido sob suspeita de comercializar informações de painéis de dados da Polícia Civil de diversos estados, considerados “disponíveis”, por R$ 300, e de advogados do país inteiro por R$ 200.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul efetuou, na quinta-feira (24), no Espírito Santo, a terceira fase da Operação “Falso Patrono”.
Em informações divulgadas pela CNN, é possível visualizar alguns dos “planos” propostos pelo indivíduo. Além dos painéis de dados, ele mantinha um gráfico clandestino em Vila Velha (ES), onde produzia documentos físicos e digitais, incluindo contas gov.br falsas. Os serviços eram “lançados” em formato de folders, que apresentam personagens da série “Peaky Blinders” e também do grupo famoso de hackers “Anônimus”. Observe as propagandas abaixo:
Leia também:

Um professor que utilizou uma agulha para perfurar mais de quarenta alunos foi indiciado em Minas Gerais

Mulheres detidas com maconha contendo mensagens “eu te amo” no Espírito Santo

Estudante de medicina é encontrada morta em banheiro de apartamento no Espírito Santo
Conforme o PCRS, em colaboração com a Corporação Capixaba, era possível visualizar dados pessoais, boletins de ocorrência, informações sobre investigações e outros processos sigilosos nos painéis da polícia. O investigado é considerado peça-chave em um esquema nacional de estelionato virtual, responsável por viabilizar acessos de criminosos a plataformas como PJe, ESAJ, Projudi e eproc, utilizadas no golpe do “falso advogado”.
Além de documentos físicos e digitais falsificados, também era oferecida ativação de contas em aplicativos de transporte. Em um dos folders, é possível ver o seguinte gatilho de marketing: “Não tem habilitação? Não tem EAR? Veículo não está em dia? Ative a conta 99 na sua facial, com seu nome e sua foto de perfil.”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Também se investiga a possibilidade do homem ter alguma ligação com a organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).
A hipótese é estudada devido ao fato do suspeito ser chamado de “Sintonia” por outras pessoas. A expressão é utilizada na facção para designar alguém responsável pelas tomadas de decisões.
Compreenda as investigações.
As investigações iniciaram em 2024 após vários advogados do Rio Grande do Sul denunciarem o uso indevido de seus nomes e escritórios em contratos fraudulentos com clientes. A partir dessas denúncias, foram instaurados inquéritos e realizadas duas fases anteriores da operação, com nove prisões e mais de 50 ordens judiciais cumpridas em cinco estados.
O suspeito detido na quinta-feira alegou ter atendido mais de mil pessoas diariamente.
O indivíduo também disponibilizaria material relacionado a fraudes investigadas na Operação Medici Umbra, em São Paulo, que visava o desvio de recursos de contas bancárias de médicos através da invasão de seus sistemas digitais. Observe diálogos que demonstram o esquema.
A parceira do investigado, que já havia sido presa com ele em 2022 durante outra operação em uma quadrilha ilegal, também foi identificada como participante do esquema. Na ocasião, a mulher foi localizada como foragida da Justiça de São Paulo por tráfico de drogas.
Trinta e dois policiais civis participaram da operação nesta quinta-feira. Foram apreendidos celulares e documentos que serão analisados para aprofundar a responsabilização dos envolvidos.
De acordo com a Polícia Civil, o indivíduo é um elo de ligação entre vários grupos criminosos e essencial para a prática de diferentes tipos de fraude online no país.
A Delegacia de Repressão a Crimes Patrimoniais Eletrônicos (DRCPE/DERCC) do Rio Grande do Sul executou um mandado de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão em Vila Velha (ES).
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Sofia Martins
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.