Um avião que transportava o fugitivo mais procurado do Equador e líder do grupo criminoso Los Choneros, pousou em Guayaquil na noite de quarta-feira (25), após sua recaptura.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em janeiro de 2024, José Adolfo Macías, apelidado de “Fito”, sumiu da Penitenciária Regional de Guayaquil, durante uma explosão de violência que envolveu a invasão ao vivo de uma emissora de televisão por indivíduos armados e o sequestro de mais de 200 agentes penitenciários como reféns.
A fuga de “Fito” provocou uma onda de violência no Equador, levando o presidente Daniel Noboa a declarar conflito armado interno e classificar a gangue Los Choneros e outras 21 organizações criminosas que atuam no país como terroristas.
LEIA TAMBÉM!
Noboa afirmou que o Equador pediu a extradição de Macías para os Estados Unidos, onde ele deverá responder a acusações internacionais de tráfico de drogas e armas em um tribunal federal em Nova York.
Macêas foi sentenciado em 2011 a 34 anos de prisão por diversos crimes, entre eles tráfico de drogas e homicídio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os Estados Unidos aplicaram sanções aos Los Choneros no ano passado, sustentando que a organização está envolvida no tráfico de drogas desde a década de 1990 e acusando o grupo de ser um dos principais responsáveis pelo aumento da violência no país, inclusive em presídios superlotados, a partir de 2020.
As informações da Reuters.
Fonte por: CNN Brasil