Índices de ações dos EUA disparam em 6 de junho! Dow Jones atinge recorde histórico, enquanto setor de tecnologia se destaca com novidades da Nvidia.
Os principais índices do mercado acionário dos Estados Unidos encerraram o dia em alta nesta terça-feira (6). O Dow Jones alcançou um recorde histórico pelo segundo dia consecutivo, impulsionado pela valorização das ações do setor financeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O índice fechou com um aumento de 0,99%, atingindo 49.462 pontos, marcando a primeira vez que ultrapassa a marca de 49.000 pontos.
O índice Nasdaq, que representa o setor de tecnologia, subiu 0,65%, fechando em 23.547 pontos. Já o S&P 500 teve uma valorização de 0,59%, encerrando o dia em 6.943 pontos. As ações de empresas de semicondutores tiveram um desempenho notável, impulsionadas pelo otimismo em relação ao setor de Inteligência Artificial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os papéis de empresas de memória e armazenamento se valorizaram após o CEO da Nvidia, Jensen Huang, apresentar novos processadores de IA na Consumer Electronics Show em Las Vegas, que incluem uma nova camada de tecnologia de armazenamento. A Micron, por sua vez, atingiu um recorde histórico, com uma alta de 10% em suas ações.
No entanto, os comentários de Huang sobre a eficiência dos novos chips geraram preocupações quanto à demanda por sistemas de refrigeração em data centers. As ações da Nvidia caíram 0,45%, enquanto as da Johnson Controls e da Trane Technologies registraram perdas superiores a 6% e quase 3%, respectivamente.
Os investidores agora aguardam a divulgação da pesquisa JOLTS, programada para quarta-feira (7), e o relatório de emprego do setor não-agrícola, que será publicado na sexta-feira (9). Resultados de emprego abaixo do esperado podem fortalecer os argumentos a favor de cortes nas taxas de juros pelo Federal Reserve (Fed) em 2026.
Recentemente, o índice Composto caiu para 52,7 em dezembro, em comparação com 53,0 no mês anterior, enquanto o PMI de serviços recuou para 52,5, ante 52,9. Apesar das preocupações geopolíticas após a captura de Nicolás Maduro pelas forças americanas no último fim de semana, os investidores mantiveram a expectativa de que isso possa facilitar o acesso das empresas americanas às reservas de petróleo da Venezuela.
Entretanto, as ações do setor de energia sofreram perdas após ganhos significativos na sessão anterior, com Exxon Mobil e Chevron registrando quedas de mais de 3% e 4%, respectivamente. As ações da Moderna, por outro lado, subiram mais de 10% após o Bank of America elevar a meta de preço da farmacêutica.
Autor(a):
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.