Índices de ações dos EUA caem nesta terça-feira, com Dow Jones a 49.239 pontos. Expectativas de cortes nas taxas de juros pelo Fed agitam o mercado!
Nesta terça-feira (13), os principais índices acionários dos Estados Unidos registram queda. Às 12h40, no horário de Brasília, o Dow Jones apresentava uma redução de 0,71%, alcançando 49.239 pontos. O S&P 500 caiu 0,28%, situando-se em 6.957 pontos, enquanto o Nasdaq teve uma diminuição de 0,36%, marcando 23.649 pontos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As expectativas do mercado, que sustentam a possibilidade de cortes na taxa de juros pelo Federal Reserve ainda este ano, permanecem em evidência. Contudo, o banco central americano deve manter as taxas inalteradas neste mês. Os preços ao consumidor nos EUA superaram a meta de inflação de 2%, conforme dados do Departamento do Trabalho.
A inflação americana encerrou 2025 com um aumento de 2,7%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em termos mensais, o índice de preços subiu 0,3%, alinhando-se com as previsões do mercado. O núcleo da inflação americana registrou 2,6% no ano anterior, com um avanço de 0,2% em dezembro, ligeiramente abaixo da expectativa de 0,3%. Esse dado é crucial, pois é o primeiro sem os efeitos do shutdown, que impactou o relatório de novembro.
O presidente dos EUA, Donald Trump, expressou otimismo em relação aos dados divulgados, afirmando que Jerome Powell, presidente do Fed, deve realizar cortes significativos nas taxas de juros. Além disso, líderes de bancos centrais de várias partes do mundo emitiram uma declaração conjunta sem precedentes, em resposta a ameaças de acusações criminais do governo americano.
O presidente do Banco Central do Brasil, Gabriel Galípolo, foi um dos signatários.
Os investidores também estão analisando os resultados mistos do JPMorgan e da Delta Air Lines. O quarto trimestre da Delta foi impactado por um efeito extraordinário relacionado a um acordo com o Goldman Sachs. Por volta das 12h40, as ações da Delta caíam mais de 2%.
O lucro ajustado do JPMorgan foi de US$ 1,55 por ação, superando levemente as expectativas de US$ 1,53.
Na abertura do mercado, o Dow Jones subiu 0,05%, alcançando 49.616 pontos, enquanto o S&P 500 se manteve estável em 6.977 pontos e o Nasdaq teve um leve ganho de 0,01%, marcando 23.735 pontos. A tensão geopolítica continua a ser um fator de preocupação, com ações militares dos EUA contra o Irã e discussões sobre a Groenlândia e a Venezuela.
O setor de energia teve um aumento de 1%, impulsionado pela alta dos preços do petróleo, devido a preocupações com o Irã e possíveis interrupções no fornecimento.
Autor(a):
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.