Kospi sobe 1,33% em Seul, impulsionando mercados; Hang Seng avança 1,89% em Hong Kong
As bolsas asiáticas registraram um fechamento majoritariamente positivo nesta segunda-feira (29), impulsionadas pela recuperação de Wall Street, que interrompeu uma sequência de três pregões negativos e amenizou as perdas acumuladas na semana anterior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O índice sul-coreano Kospi subiu 1,33% em Seul, atingindo os 3.431,21 pontos. Em Hong Kong, o Hang Seng avançou 1,89%, fechando em 26.622,88 pontos. Na China continental, o Xangai Composto apresentou um ganho de 0,90%, a 3.862,53 pontos, enquanto o Shenzhen Composto registrou um aumento de 1,52%, a 2.508,37 pontos.
A exceção na Ásia foi o Nikkei, que caiu 0,69% em Tóquio, com um fechamento em 45.043,75 pontos. Em Taiwan, a ausência de negociações foi resultado de um feriado nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na sexta-feira (26), as bolsas de Nova York se recuperaram após três sessões consecutivas de perdas, motivadas por dados de inflação dos EUA que se alinharam com as expectativas, embora os níveis elevados reacenderam a esperança de que o Federal Reserve (Fed) continuasse a reduzir as taxas básicas dos EUA até o final do ano.
No entanto, Wall Street ainda encerrou a semana no vermelho. A recuperação veio apenas no dia seguinte.
Na Oceania, a bolsa australiana garantiu o terceiro pregão consecutivo de ganhos, sustentada por ações de setores de mineração e biotecnologia. O índice S&P/ASX 200 avançou 0,85% em Sydney, atingindo os 8.862,80 pontos.
Apesar do otimismo com os mercados, a política econômica continua sendo um ponto de atenção, com Trump acusando a diretora do Fed de “fraude hipotecária”.
Autor(a):
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.