Índice Geral de Preços da Cozinha (IGP-DI) registrou queda de 0,07% em julho, inferior ao projetado, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV)

A redução no índice foi inferior ao previsto na pesquisa da Reuters, que previa uma deflação de 0,18%; em termos de 12 meses, o índice apresenta um cres…

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) divulgou nesta quinta-feira (7) que o IGP-DI (Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna) registrou uma variação de -0,07% em julho, em comparação com uma queda de 1,80% no mês anterior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A redução do índice foi inferior ao previsto na pesquisa da Reuters sobre deflação de 0,18%. Em 12 meses, o índice apresenta avanço de 2,91%, conforme dados divulgados pela FGV.

Os preços para o produtor apresentaram redução menos acentuada em julho, notadamente em matérias-primas brutas como minério de ferro e soja. Os preços ao consumidor foram influenciados sobretudo pelos aumentos nos jogos lotéricos e pelas tarifas de energia elétrica, afirmou Matheus Dias, economista do FGV IBRE.

LEIA TAMBÉM!

O IPA-DI (Índice de Preços ao Produtor Amplo), que representa 60% do índice, apresentou queda de 0,34% em julho, inferior à deflação de 2,72% verificada em junho.

O setor de mineração de ferro apresentou aumento de 5,37%, após queda de 6,96% em junho, e a soja em grãos subiu 1,27% em relação ao avanço de 0,66% no mês anterior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O IPC-DI, com peso de 30% no índice geral, encerrou julho com alta de 0,37%, em comparação com elevação de 0,16% no mês anterior. O jogo lotérico subiu 13,26%, em contraposição à estabilidade no mês anterior.

O INCC-DI (Índice Nacional de Construção Civil), que representa 10% do índice, registrou alta de 0,91% em julho, em comparação com 0,69% em junho, com destaque para o aumento de 13,34% em tubos e conexões de PVC, em relação ao aumento de 0,78% no mês anterior.

O IPIC subiu impulsionado pelo aumento dos produtos de PVC, decorrente do crescimento das tarifas de importação de resinas, com tubos, conexões e eletrodutos sendo os itens que mais pressionaram o índice da construção civil, afirmou o economista do FGV IBRE.

O IGP-DI mensura os preços praticados ao produtor, consumidor e na construção civil, entre o primeiro e o último dia do mês de referência.

As seguradoras estimam prejuízos de 84 bilhões de dólares para 2025 devido a eventos climáticos.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Sair da versão mobile