Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) aponta queda no preço do café após um período de 18 meses
A queda observada se manifesta em um cenário de alta volatilidade no mercado internacional, em razão de fatores como a taxa de 50% aplicada ao café bras…
Os preços do café registraram queda de 1,01% em julho, a primeira redução mensal em um ano e meio, conforme dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), após o produto ter sido um dos principais responsáveis pela inflação durante boa parte do período, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (12).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A diminuição dos preços do café no varejo se segue a uma queda nas cotações pagas aos produtores após a colheita da safra de 2025, que se encontra em sua fase final no Brasil.
Em 2024, o Índice do Café apresenta um aumento de 41,46%, e em doze meses, o produto demonstra um avanço de 70,51%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A variação observada no IPCA ocorre em período de instabilidade no mercado internacional, considerando fatores como a taxa de 50% aplicada à cafeína brasileira pelo governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Apesar de alguns produtos, como suco de laranja e aviões, terem apresentado uma taxa reduzida, outros bens não escaparam aos impactos.
Leia também:
Aneel Define Bandeira Tarifária Vermelha Patamar 1 para Novembro com Adicional de R$ 4,46
Sanae Takaichi reafirma compromisso com acordo de investimentos de US$ 550 bilhões com os EUA
União Europeia e China avançam em diálogo sobre controle de exportação após reunião em Bruxelas
Na semana passada, a cotação do café na bolsa de Nova York aumentou 8%, em meio à preocupação de investidores com as taxas de juros e a dificuldade de negociações entre os Estados Unidos, principal consumidor, e o Brasil, maior produtor e exportador.
O diretor do IBGE, Fernando Gonçalves, foi perguntado por repórteres se a política de Trump poderia levar a uma diminuição dos preços, porém, ele se recusou a fazer uma avaliação definitiva, destacando que é cedo para afirmar.
Pode ser um reflexo do aumento da oferta, e não se pode afirmar com certeza se está relacionado à reajuste tarifário. O reajuste começou este mês, declarou.
Governo brasileiro mobiliza quatro linhas de ação para responder a tarifas de Trump
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.












