Índice de Frete Marítimo de Granéis Sólidos atinge maior nível em dois anos com alta no capesize

Índice de frete marítimo de granéis sólidos atinge o maior nível em dois anos, impulsionado por alta nas tarifas de capesize e demanda por minério de ferro.

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(Imagem de reprodução da internet).

Índice de Frete Marítimo de Granéis Sólidos Atinge Máxima em Dois Anos

O índice de frete marítimo de granéis sólidos da Bolsa do Báltico, que avalia as tarifas para embarcações que transportam commodities, registrou um aumento significativo nesta segunda-feira (1º). O crescimento foi impulsionado por ganhos expressivos no segmento de capesize.

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O índice principal, que considera as taxas para embarcações capesize, panamax e supramax, subiu 23 pontos, ou 0,9%, alcançando 2.583 pontos, o maior valor desde dezembro de 2023. O índice capesize, por sua vez, teve um aumento de 82 pontos, ou cerca de 1,8%, atingindo 4.563 pontos, também no seu nível mais alto desde dezembro de 2023.

A taxa média diária para navios capesize, que costumam transportar cargas de 150.000 toneladas, como minério de ferro e carvão, subiu em US$ 682, totalizando US$ 37.840. Os preços futuros do minério de ferro avançaram pela quarta sessão consecutiva, impulsionados pela forte demanda por cargas de teor médio, embora os ganhos tenham sido limitados pela manutenção do alto-forno no final do ano.

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Em contraste, o índice panamax apresentou uma queda de 18 pontos, ou 0,9%, ficando em 1.934 pontos. A taxa média diária para navios panamax, que normalmente transportam entre 60.000 e 70.000 toneladas de carvão ou grãos, recuou US$ 161, totalizando US$ 17.405.

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Autor(a):

Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.

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