Indicação de Jorge Messias ao STF Tem Menor Rejeição que a de Cristiano Zanin
A nomeação do advogado-geral da União, Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal (STF) apresenta um nível de rejeição inferior ao da indicação do ministro Cristiano Zanin, feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2023. Essa informação é resultado de uma pesquisa da Genial/Quaest, que comparou as duas indicações ao tribunal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o levantamento, a escolha de Zanin, anunciada em abril de 2023, foi desaprovada por 60% dos entrevistados, enquanto apenas 23% a aprovaram. Outros 17% não souberam ou não responderam. Em contraste, a indicação de Messias, confirmada por Lula em novembro de 2025, teve uma rejeição menor: 45% desaprovam, 30% aprovam e 25% não souberam ou não responderam.
Percepção sobre o Poder de Indicação do Presidente
A pesquisa também analisou a opinião dos brasileiros sobre o direito do presidente da República de indicar ministros para o STF. Em junho de 2023, 59% dos entrevistados acreditavam que o presidente deveria ter essa liberdade, enquanto 34% eram contrários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, em dezembro de 2025, esse apoio caiu para 54%, e a oposição aumentou para 41%.
O percentual de pessoas que não souberam ou não responderam diminuiu de 7% para 5% nesse período. O levantamento foi realizado com 2.004 pessoas entre os dias 11 e 14 de dezembro, apresentando uma margem de erro de dois pontos percentuais e um nível de confiança de 95%.
