Logo Hora do Benefício
Logo Hora do Benefício
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos! 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌).


Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
  1. Home
  2. Mais Notícias
  3. Incidências de síndrome respiratória grave são observadas na maioria do país

Incidências de síndrome respiratória grave são observadas na maioria do país

As infecções por vírus respiratórios continuam com grande número de casos graves, principalmente em crianças e idosos.

Por: Ricardo Tavares

20/07/2025 11:13

3 min de leitura

Incidências de síndrome respiratória grave são observadas na maioria do país
(Imagem de reprodução da internet).

O boletim semanal InfoGripe, lançado na quinta-feira (17.jul.2025) pela Fundação Oswaldo Cruz, aponta para a redução do número de casos de SRAG (síndrome respiratória aguda grave) na maior parte do território nacional, ainda que os níveis permaneçam elevados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O estudo também indica que crianças pequenas são as mais impactadas pela SRAG, sendo o VSR (vírus sincicial respiratório) o principal agente causador.

A análise demonstrou que, entre os idosos, a gripe A é a principal causa de internações e óbitos. Desde o início do ano, 7.660 pessoas faleceram vítimas de SRAG no Brasil.

Leia também:

Blog post image

Moraes afirma que Eduardo Bolsonaro cometeu novos delitos após o uso do monitoramento eletrônico imposto

Blog post image

Tempestades causam 17 mortos e 11 desaparecidos na Coreia do Sul

Blog post image

Lula e Moraes intensificaram a postura e provocaram a Casa Branca

A pesquisadora do InfoGripe Tatiana Portella declarou que, embora a incidência de SRAG associados à influenza A e VSR tenha diminuído na maior parte do país, ela permanece elevada. “Por isso a vacina contra a gripe é fundamental para que se consiga reduzir ainda mais o número de casos graves provocados pelo vírus”, afirmou.

Os dados indicam que o VSR é o vírus primário associado aos casos de SRAG em crianças pequenas, seguido pelo rinovírus e pela Influenza A. Nos idosos, a Influenza A é a principal causa de internações e óbitos por SRAG. O vírus também se destaca na incidência e mortalidade nas crianças pequenas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A COVID-19 apresenta um volume maior de internações entre crianças e adolescentes de 5 a 14 anos, porém o vírus permanece como a principal causa de casos graves nessa faixa etária.

Apesar de mostrar sinais de estabilização ou diminuição em algumas áreas, os casos relacionados ao VSR mantêm-se em altos níveis de incidência na maioria dos estados, com exceção do Piauí, Tocantins e Distrito Federal, onde a situação demonstra melhora.

Morte em idosos

A mortalidade por Síndrome de Repercussão Grave é mais elevada entre os idosos, principalmente devido à influenza A, que permanece como a principal causa de internações e óbitos nessa faixa etária. Embora haja uma tendência geral de redução, observam-se sinais de retomada do crescimento de casos de SRAG em idosos em Minas Gerais e no Pará, ainda sem identificar o vírus responsável.

Em diversas unidades da Federação, os casos de SRAG em idosos associados à influenza A mantêm índices de incidência moderados a altos na maioria das regiões do Centro-Sul (com exceção de Goiás, Distrito Federal e Rio de Janeiro), além de alguns estados do Norte (Amapá, Pará, Rondônia e Roraima) e do Nordeste (Alagoas, Sergipe, Maranhão e Paraíba).

Estados

Todas as 27 unidades federativas demonstraram queda ou estabilidade nos casos de SRAG nas últimas seis semanas. Contudo, a maioria ainda registra incidência de SRAG em níveis de alerta, risco ou alto risco, com destaque para:

Apesar da tendência de queda na maioria dos estados, Roraima é o único com aumento de SRAG em crianças pequenas, associado ao VSR. Na Paraíba, identifica-se aumento de SRAG em idosos, associado à influenza A.

Em Alagoas, observa-se sinais de retomada do crescimento de SRAG em crianças, também associado ao VSR. Minas Gerais e Pará apresentam indícios de retomada ou início de aumento de SRAG nos idosos, ainda que não seja possível identificar o vírus responsável.

Verifica-se um aumento discreto de síndrome respiratória aguda grave decorrente da Covid-19 em idosos no Rio de Janeiro, contudo sem influência no volume geral de internações.

Ainda é uma elevação branda. É necessário observar se essa tendência se manterá. Reafirmamos a importância da vacinação contra a Covid-19, essencial para reduzir os índices de internações e óbitos em eventual nova onda. Lembramos que indivíduos como idosos e imunocomprometidos necessitam receber doses de reforço a cada seis meses.

Óbitos no país.

Em 2025, foram registrados 7.660 óbitos por SRAG no país. Desses, 4.112 (53,7%) apresentaram resultados positivos para algum vírus respiratório, 2.828 (36,9%) tiveram resultado negativo e 154 (2%) ainda estão aguardando confirmação laboratorial.

Do total de óbitos, a principal causa foi a influenza A, representando 54,7%, seguida pela covid-19 (23,3%), VSR (10,7%), rinovírus (10,2%) e influenza B (1,7%).

Fonte por: Poder 360

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Covid-19influenza Aóbitossíndrome respiratória aguda graveSRAGvírus respiratóriovírus sincicial respiratórioVSR
Foto do Ricardo Tavares

Autor(a):

Ricardo Tavares

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.

Imagem do post

Brasil

A defesa da democracia demanda a habilidade de “condenar tendências autoritárias”, afirmam Lula e quatro líderes internacionais em artigo

20/07/2025 14:11 | 2 min de leitura

● Maitê Proença visita Gracindo Júnior, ex-sócio na televisão; confira como ele se encontra

20/07/2025 14:09 | 1 min de leitura

● Tempestades causam 17 mortos e 11 desaparecidos na Coreia do Sul

20/07/2025 14:07 | 1 min de leitura

● Aumento de fraudes contra pequenas e médias empresas e banco identifica cinco principais riscos

20/07/2025 14:05 | 2 min de leitura

● Secretário do Tesouro dos EUA se opôs a Trump em relação à demissão de Powell do Fed

20/07/2025 14:03 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!