Incêndio Fatal em Crans-Montana: Trágica Festa de Ano Novo e Comparações com Desastres Mundiais

Incêndio trágico em Crans-Montana: festa de Ano Novo no bar Le Constellation termina em desastre. Entenda as causas e as comparações com tragédias passadas.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Incêndio Fatal em Crans-Montana: Causas e Comparações com Outros Desastres

As autoridades suíças indicam que a provável origem do incêndio trágico em uma festa de Ano Novo no bar Le Constellation, em Crans-Montana, foi devido a fontes de brilho fixadas nas garrafas de champanhe. Uma imagem amplamente divulgada mostra pelo menos seis dessas fontes acesas em um bar lotado, enquanto o fogo se inicia no teto revestido com espuma acústica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Incêndios causados por fontes de brilho e exibições pirotécnicas já resultaram em diversas tragédias ao redor do mundo. O incidente em Crans-Montana remete a um desastre ocorrido em um café na Holanda no Dia de Ano Novo de 2001, onde 10 jovens perderam a vida após fontes de brilho incendiarem decorações inflamáveis.

Comparações com Incêndios Anteriores

O incêndio no bar Le Constellation trouxe à memória de Ed Davis, ex-comissário da polícia de Boston, o incêndio de 2003 na boate The Station, em Rhode Island, que resultou na morte de 100 pessoas. Naquela ocasião, uma exibição pirotécnica acendeu material de espuma acústica no teto do local. “O fogo se espalhou rapidamente, e as pessoas não conseguiram escapar,” comentou Davis à CNN.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, em março, poucos meses antes do incêndio na Suíça, uma boate na Macedônia do Norte foi consumida pelas chamas após faíscas de fogos de artifício atingirem o telhado, resultando na morte de pelo menos 63 pessoas e ferindo mais de 150.

As famílias das vítimas da Macedônia do Norte expressaram solidariedade às vítimas da tragédia na Suíça, afirmando que compartilham a mesma dor.

LEIA TAMBÉM!

Histórico de Tragédias Relacionadas a Fogos de Artifício

Em 2013, um incêndio relacionado a fogos de artifício resultou na morte de mais de 230 pessoas em um evento similar. Outro caso notório ocorreu na Argentina, onde um incêndio provocado por fogos de artifício durante uma apresentação musical deixou pelo menos 194 mortos.

Esses eventos ressaltam os riscos associados ao uso de pirotecnia em locais fechados.

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.

Sair da versão mobile