Unidos do Jacarezinho lamenta incêndio em barracão
A escola de samba carioca Unidos do Jacarezinho emitiu uma nota nesta quarta-feira (22) lamentando o incêndio que destruiu todo o projeto de seu desfile para o Carnaval de 2026. O comunicado destaca que todo o trabalho realizado no barracão de alegorias, adereços e fantasias foi perdido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente da agremiação, Mattheus Gonçalves, agradeceu o apoio e a solidariedade recebidos de outras escolas, especialmente dos dirigentes da Liga RJ, que estiveram presentes no local oferecendo ajuda desde o início do incidente.
Reação de Xande de Pilares
O cantor Xande de Pilares, que será homenageado no samba-enredo de 2026, também se manifestou sobre o ocorrido em um vídeo. Ele expressou sua tristeza e ressaltou a importância da união diante das dificuldades, afirmando que é momento de se reinventar e não ceder à adversidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) foi acionado na tarde de quarta-feira (22) para combater o incêndio no barracão da Unidos do Jacarezinho, localizado no bairro de Santo Cristo, na Zona Portuária. Mais de 40 militares de seis unidades participaram da operação, utilizando 13 viaturas. Até o momento, não há registro de vítimas.
Impacto em outras escolas
O incêndio também afetou os materiais da Acadêmicos de Vigário Geral, que ainda não se pronunciou sobre o incidente. Em 2025, a Unidos do Jacarezinho conquistou o título da Série Prata do Carnaval carioca com o samba-enredo “Eureka! E fez-se a luz!” e retornará à Sapucaí após 12 anos fora da Série Ouro.
LEIA TAMBÉM!
Solidariedade entre as escolas de samba
- Mangueira: “É o momento de se unir em apoio aos profissionais e comunidade que se dedicam com tanto amor por seus pavilhões. Desejamos força, Jacarezinho e Vigário Geral.”
- Unidos da Tijuca: “A Unidos da Tijuca se solidariza profundamente com cada integrante, artista, ritmista e sonhador dessas duas agremiações.”
- Unidos de Padre Miguel: “Neste momento tão difícil, nos unimos em apoio e força a todos os componentes, profissionais e artistas.”
- Estácio de Sá: “Desejamos muita força neste momento às suas diretorias, segmentos e comunidades.”
- União da Ilha: “Desejamos muita força neste momento às suas diretorias, segmentos e comunidades.”
- Acadêmicos de Santa Cruz: “Esse triste ocorrido jamais apagará as suas lindas histórias; os sonhos de todos os corpos de diretores e suas respectivas comunidades.”
- Unidos de Bangu: “Nesse momento difícil, estendemos nossa força às diretorias, segmentos e comunidades dessas escolas.”
- Unidos da Ponte: “Neste momento, desejamos força, união e resiliência a todos os segmentos e comunidades das escolas afetadas.”
