Inauguração do Rodoanel Norte em SP gera polêmica entre Tarcísio de Freitas e Aloizio Mercadante

A inauguração do Rodoanel Norte em São Paulo gera polêmica entre Tarcísio de Freitas e Aloizio Mercadante, destacando a importância da parceria no financiamento

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(Imagem de reprodução da internet).

Inauguração do Rodoanel Norte em São Paulo gera polêmica

A inauguração do Rodoanel Norte, realizada nesta segunda-feira (22) em São Paulo, foi marcada por um desentendimento entre o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. A ausência de menção ao financiamento do banco na divulgação da obra gerou desconforto em Mercadante, que enfatizou a importância da colaboração entre os diferentes níveis de governo.

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“Se a gente não trabalhar em parceria, o país não avança na velocidade em que precisa avançar”, afirmou Mercadante. Ele destacou que um terço do investimento da obra, totalizando R$ 1,35 bilhão, é proveniente do BNDES. “Precisamos reconhecer a parceria para fazer mais coisas juntos”, completou.

Reação do governador e críticas à corrupção

Em seu discurso, Tarcísio inicialmente tentou amenizar a situação, elogiando o papel do BNDES no financiamento de grandes projetos e o profissionalismo de seus técnicos. No entanto, ele também criticou o atraso na conclusão da obra, que deveria ter sido finalizada em 2016. “Infelizmente, é um clássico brasileiro a obra que não sai do papel”, disse.

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O governador atribuiu a paralisação da obra a problemas de corrupção, mencionando a operação Lava Jato e os governos que se acostumaram a práticas corruptas. As obras do Rodoanel Norte começaram em 2013 e, após 13 anos, o trecho inaugurado ligará as rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias, abrangendo 24 km de asfalto.

Impacto e tecnologia do Rodoanel Norte

O Rodoanel Norte tem como objetivo melhorar o fluxo de veículos, com a expectativa de retirar 40 mil veículos, incluindo 10 mil caminhões, da Marginal diariamente. Essa mudança deve proporcionar maior fluidez no tráfego da região metropolitana de São Paulo.

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O projeto utilizará o sistema free flow, que permite a cobrança de tarifas por quilômetro rodado, eliminando a necessidade de paradas em praças de pedágio. A obra foi acelerada a partir de 2023, com a concessão da rodovia à Via Appia, que administrará o Rodoanel Norte por 31 anos, investindo R$ 2 bilhões.

O governo estadual contribuirá com R$ 1,4 bilhão, totalizando R$ 3,4 bilhões para a conclusão do projeto.

Próximos passos e extensão do Rodoanel

O segundo trecho do Rodoanel Norte está previsto para ser entregue no segundo semestre de 2026, conectando a via à Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na capital paulista. No total, o Rodoanel Norte terá 44 quilômetros de extensão, passando por São Paulo, Guarulhos e Arujá.

Esse trecho é o último a ser finalizado para completar o Rodoanel, que foi planejado em 1995 pelo então governador Mário Covas. Os outros trechos já entregues incluem:

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.

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