Imposto elevado de Trump: Governo estima que cerca de 10 mil produtos serão impactados
Empresários exportadores poderão ter acesso à linha de crédito emergencial de R$ 30 bilhões, financiada pelo governo.
O Ministério da Economia anunciou, na sexta-feira (12), uma lista dos produtos sujeitos à taxa de 50% aplicada pelos Estados Unidos à importação de bens brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o governo, 9.777 códigos da NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) serão impactados. A NCM é um código que auxilia na identificação de produtos em circulação no Mercosul.
Empresários exportadores desses produtos poderão obter acesso à linha de crédito emergencial de R$ 30 bilhões disponibilizada pelo governo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O acesso ao crédito será concedido com prioridade às empresas que tenham registrado, no período compreendido entre julho de 2024 e junho de 2025, pelo menos 5% do faturamento total proveniente de exportações de produtos afetados pelas tarifas adicionais dos Estados Unidos.
Para obter acesso à linha de crédito, é preciso estar em situação regular com a Receita Federal e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional em relação a tributos e contribuições federais.
Leia também:
Medida Provisória em Análise Pode Transformar o Setor Energético Brasileiro com Novas Regras
Dívida dos EUA e China em Alta: FMI Preveem Riscos para Economia Global e Setores Críticos
PIB da Itália se mantém estável no terceiro trimestre de 2025, surpreendendo analistas do FactSet
Não se beneficiará da medida quem estiver em recuperação judicial ou extrajudicial, falência ou liquidação, salvo se apresentar plano de recuperação aprovado judicialmente, declarou o governo em comunicado.
Os prazos dos pagamentos nas modalidades de linha emergencial ficam entre 5 e 10 anos, com períodos de carência de 12 e 24 meses.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.












