Imposto de Trump sobre o Brasil pode elevar o custo do hambúrguer nos Estados Unidos
A nova alíquota aumentaria o imposto sobre a carne bovina nacional para aproximadamente 76% durante o período restante do ano, de acordo com especialist…

A proposta do presidente americano, Donald Trump, de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, deverá elevar os preços da carne bovina utilizada em hambúrgueres nos Estados Unidos, afirmaram comerciantes e especialistas nesta quinta-feira (10), com os produtores de alimentos cada vez mais dependentes de importações diante de uma redução na produção interna.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A proposta representa um desafio para as empresas de carne nos Estados Unidos, que também lidam com a falta de oferta de gado devido à suspensão das importações de animais vivos do México, motivada pela mosca da bicheira, uma praga predadora que se dissemina ao sul da fronteira.
A tarifa diminuiria as importações de carne bovina brasileira e obrigaria empresas a procurar fornecimentos de outros países, enquanto Trump intensifica sua guerra comercial global, disseram os analistas.
Leia também:

Trump considera que existe uma probabilidade de 50% de um acordo com a UE antes da imposição de tarifas

Marcos do Val desafia STF e embarca para os EUA

Bolsonaro julgado por declaração sobre venezuelanas
“Se isso não for modificado, você simplesmente cessa a importação de carne bovina brasileira para este país”, disse Bob Chudy, consultor de empresas norte-americanas que importam carne bovina. “Nem uma libra será econômica nesses níveis.”
Os preços da carne bovina dos EUA atingiram máximas históricas neste ano, e a produção deve diminuir 2%, para 26,4 milhões de libras, após os criadores reduzirem o rebanho bovino do país ao menor tamanho em mais de sete décadas. Uma seca prolongada secou as pastagens utilizadas para o pastejo, tornando-se muito dispendiosa a alimentação do gado para muitos produtores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As empresas do setor alimentício têm intensificado as compras no mercado internacional como reação. As importações de carne bovina brasileira para os Estados Unidos aumentaram mais que o dobro nos primeiros cinco meses de 2024, atingindo 175.063 toneladas, conforme dados recentes do governo americano. Essa quantidade correspondeu a 21% do total de importações dos EUA.
Aumento de tarifa de 50% a partir de 1º de agosto elevaria a alíquota sobre a carne bovina brasileira para aproximadamente 76% para o período restante do ano, conforme estimativas de especialistas do setor pecuário.
“Isso está absolutamente congelando a negociação hoje”, disse Chudy sobre a proposta. “Não sabemos o que fazer como comunidade importadora.”
Os consumidores nos Estados Unidos também estão lidando com aumentos significativos nos preços de produtos essenciais, como café e suco de laranja.
Os Estados Unidos são o segundo maior parceiro comercial do Brasil, após a China, e as tarifas representam um aumento significativo em relação à tarifa de 10% anunciada por Trump em abril. A tarifa de 10% já começou a desacelerar as importações dos EUA de carne bovina brasileira em junho, disseram os traders.
Empresas americanas importam carne magra do Brasil e de outros países para combinar com a produção interna na fabricação de hambúrgueres. Até o momento, os consumidores demonstraram disposição para pagar preços elevados pela carne, porém a nova tarifa representará um novo desafio para essa demanda.
O aumento dessa tarifa provavelmente elevará o custo da carne bovina, um alimento básico para muitos, em virtude do Congresso aprovar a redução da assistência alimentar aos consumidores mais vulneráveis, afirmou Thomas Gremillion, diretor de política alimentar da Consumer Federation of America.
A tarifa impõe que os importadores paguem um valor superior pela carne bovina brasileira, ou busquem alternativas mais dispendiosas, declarou Austin Schroeder, analista de commodities da Brugler Marketing & Management.
Isso efetivamente contribui para elevar o valor, afirmou ele.
Após a implementação de tarifas sobre produtos brasileiros, importadores de carne podem buscar elevar suas compras da Austrália, Argentina, Paraguai e Uruguai, conforme apontam especialistas.
Não haverá grande quantidade de carne bovina brasileira sendo exportada, afirmou Altin Kalo, economista-chefe do Steiner Consulting Group. “Esta é a realidade.”
Petróleo, café e aeronaves: principais produtos exportados do Brasil para os Estados Unidos.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.