Helena Veronese, economista-chefe da B.Side Investimentos, analisa os impactos do ano eleitoral de 2026 na economia brasileira e suas possíveis consequências
A economista-chefe da B.Side Investimentos, Helena Veronese, em entrevista ao CNN Novo Dia, alerta sobre os possíveis efeitos do ano eleitoral de 2026 no cenário econômico do Brasil. Ela destaca como as eleições podem influenciar as expectativas do mercado financeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Veronese aponta que 2026 poderia ser um ano marcado por cortes nas taxas de juros e desaceleração da inflação. Contudo, esse cenário pode sofrer mudanças significativas dependendo do desenrolar do processo eleitoral. “Se tivermos um cenário eleitoral muito diferente do que o mercado espera, com uma nova política econômica que não assegure um compromisso fiscal, isso pode gerar preocupações”, ressalta.
A economista também menciona que uma alta acentuada do dólar poderia desestabilizar as projeções de inflação. Como resultado, a taxa Selic poderia permanecer em níveis mais altos do que o mercado atualmente prevê.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, Veronese explica que, embora as eleições comecem a influenciar os preços dos ativos financeiros desde o início de 2026, o tema só se tornará central nas discussões econômicas a partir do segundo semestre. “Nos primeiros seis meses do ano, a eleição impacta os preços, mas não é o foco principal”, observa.
Ela prevê que a relevância do tema eleitoral aumentará “no final da primeira metade do ano”. A análise de Helena Veronese destaca a sensibilidade do cenário político e como as expectativas em relação ao compromisso fiscal do próximo governo podem afetar diretamente indicadores como câmbio, inflação e taxa de juros, gerando um efeito cascata na economia como um todo.
Autor(a):
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.